O Portal do Norte do Paraná
Brasil

Ministério da Saúde emite alerta sobre fake news envolvendo tratamento contra o coronavírus

O Ministério da Saúde emitiu um alerta ontem (29) sobre uma mensagem com conteúdo falso – fake news – envolvendo o tratamento contra o coronavírus.

A mensagem tem circulado há alguns dias, principalmente nos grupos do aplicativo WhatsApp e traz algumas recomendações, que supostamente partiram do diretor de um hospital, acerca de medidas de prevenção contra a gripe.

O texto também diz que o chá de erva-doce possui a mesma substância do medicamento Tamiflu (fosfato de oseltamivir) e, portanto, pode substituir o remédio no tratamento contra a influenza.

 

 

De acordo com a nota do Ministério da Saúde, “nenhum tipo de chá pode ser utilizado para substituir um tratamento adequado contra a gripe, muito menos contra o novo coronavírus.” As orientações que o chá de erva-doce tem a mesma substância do medicamento Tamiflu também são falsas.

O Ministério da Saúde alerta ainda para que a população não confie e nem compartilhe essas mensagens, pois as fake news relacionadas à saúde são graves e podem ter consequências graves. A nota também esclarece que o Hospital das Clínicas de São Paulo, citado no texto da mensagem, informou que não realizou alerta à população.

Segundo o Ministério, mesmo quem se vacinou contra a gripe, se apresentar sintomas da doença deve procurar imediatamente uma unidade de saúde – principalmente integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações. O médico irá avaliar qual tratamento deverá ser adotado em cada caso.

Quando houver dúvidas sobre a veracidade de uma mensagem, o cidadão pode enviar uma mensagem para o ‘Saúde sem fake news’ pelo WhatsApp: (61) 99289-4640. O número é disponibilizado pelo Ministério. O site saude.gov.br/fakenews também pode ser consultado. Mais informações sobre o novo coronavírus em saude.gov.br/novo-coronavirus.

Com informações do Ministério da Saúde

Mais notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Bolsonaro deve ir ao Nordeste anunciar 13º do Bolsa Família

Vinte e nove pessoas são retiradas de área próxima à barragem da Vale

Salário mínimo deve ter novo reajuste no dia 1º maio

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais