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Ipem-PR fiscaliza veículos e identifica dez com problemas nos tacógrafos em um dia

Uma operação conjunta do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem-PR) e do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) fiscalizou os cronotacógrafos de caminhões e ônibus na PR-092, a Rodovia dos Minérios, em Almirante Tamandaré, Região Metropolitana de Curitiba, nesta quarta-feira (30). Dos 50 veículos vistoriados pelos técnicos do Ipem-PR, dez estavam irregulares.

Popularmente conhecido como tacógrafo, o aparelho é obrigatório em veículos de grande porte que rodam acima de 60 km/h, registrando a distância, a velocidade e o percurso. O registro serve para garantir a segurança do trânsito, indicando em fiscalizações se o motorista conduziu o veículo por muitas horas seguidas e o trajeto percorrido.

A fiscalização desta quarta-feira foi motivada pelo acidente no último dia 20 com um ônibus da torcida do Corinthians entre as cidades de Brumadinho e Igarapé, em Minas Gerais. Dos 43 passageiros que haviam viajado para ver um jogo do clube paulista, sete morreram. A última verificação do tacógrafo do veículo havia sido feita há três anos. Porém, por lei, os tacógrafos devem ser vistoriados a cada dois anos.

“A ausência do tacógrafo renovado é um indício de que pode haver outros problemas com o veículo, em geral alguns que podem efetivamente causar acidentes. Por isso a legislação do tacógrafo tem que ser cumprida”, destaca o presidente do Ipem-PR, César Mello.

Os dez veículos flagrados na operação estavam com a vistoria vencida do tacógrafo. Todos foram notificados a regularizar a situação, além de serem autuados futuramente. O valor da multa é calculado pelo departamento jurídico do Ipem-PR conforme cada caso, iniciando em R$ 1,5 mil e podendo dobrar em caso de reincidência.

POSTOS DE INSPEÇÃO – O Paraná conta com 78 postos de verificação de tacógrafos espalhados pelo Estado. Porém, o motorista pode fazer a inspeção em qualquer posto do País credenciado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), órgão federal que regulamenta os aparelhos.

“Não só a operação de hoje, mas a vistoria habitual dos tacógrafos tem como intenção colaborar tanto com as empresas de transporte quanto com os próprios motoristas, oferecendo suporte técnico e educacional para que possam cumprir as normas de maneira eficaz”, destaca o diretor de Metrologia e Qualidade do Ipem-PR, Gabriel Perazza.

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