O Portal do Norte do Paraná
Brasil

INSS vai liberar auxílio doença sem segurado fazer perícia médica

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vai liberar o auxílio-doença para os segurados sem que seja feita perícia médica nos postos. A medida valerá para qualquer doença, incluindo coronavírus e para casos de BPC (benefício assistencial) por deficiência.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (19), pelo secretário especial de Previdência, Bruno Bianco, com o objetivo de barrar o avanço da Covid-19 no país. Segundo ele, a análise será feita de forma remota, apenas com o atestado médico do trabalhador doente. O atestado do médico deverá ser enviado pelo Meu INSS, pelo site ou via aplicativo.

“Faremos com que os laudos possam ser recepcionados dentro do Meu INSS, na internet ou no smartphone. O trabalhador preencherá um cadastro e terá a possibilidade de juntar laudo pericial de médico.”

O governo também vai pagar os primeiros 15 dias de afastamento quando o empregado estiver com coronavírus. Hoje, quem paga o salário neste período de afastamento por doença do profissional que tem carteira assinada é o patrão.

Segundo Bianco, a intenção é evitar que segurados e peritos fiquem expostos.

Informações: Portal Mix Vale

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Saiba mais na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Sisu será aberto em abril e vai usar nota do Enem 2020, diz MEC

Noite desta quarta-feira terá Superlua Azul

Cobra News (User)

A partir de julho, serviços do INSS serão acessados apenas pela internet

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais