O Portal do Norte do Paraná
Brasil

Inscrições para o SISU 2019 começam amanhã (22)

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam amanhã (22) e vão até sexta-feira (25). Para se inscrever, o estudante deve acessar a plataforma online do programa, no site do Ministério da Educação (MEC). O Sisu 2019 oferta, neste semestre, mais de 235 mil vagas, distribuídas em 129 universidades públicas de todo o país. Os candidatos podem consultar as listas de vagas e universidades no site do programa.

Sobre o Sisu

O Sisu é uma plataforma online disponibilizada pelo MEC para que os estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se inscrevam para concorrer a vagas no ensino superior público. As notas da prova foram divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) na sexta-feira (18).

O processo utiliza as notas do Enem para fazer a seleção. Os estudantes podem se candidatar a vagas em universidades públicas de todo o país, com até duas opções de curso. Cada instituição de ensino tem uma nota de corte que varia de acordo com o curso escolhido, como em vestibulares.

Os candidatos também podem usar as notas do Enem para cursar o ensino superior em Portugal. O Inep tem convênio com 37 instituições portuguesas. A lista está disponível na página da autarquia. Mais de 1,2 mil brasileiros já usaram o ENEM para ingressar nessas instituições, segundo o Inep.

Simulador de notas no Sisu

O Ministério da Educação lançou um simulador online que permite que os estudantes saibam quanto precisam tirar no Enem para ingressar no curso que desejam pelo Sisu. Ao entrar na página do simulador, o estudante coloca suas notas das disciplinas de ciências da natureza, ciências humanas, linguagem, matemática e redação de qualquer das edições do Enem que tenha participado. Depois, marca a alternativa “ampla concorrência” ou “lei de cotas” e, se desejar, usa os filtros disponíveis.

Caso deseje uma simulação mais específica, pode ainda selecionar algumas das modalidades de concorrência, a região e a unidade da federação de sua preferência, além do curso e turno desejados.

O simulador faz um comparativo com todas as edições passadas do Enem desde 2010, quando o Sisu foi implantado, até 2018, mostrando a menor nota que ingressou em determinada graduação, por universidade e edição do Sisu.

Segundo o MEC, o objetivo é manter o simulador sempre atualizado, com dados da última edição do Sisu, e disponível para acesso durante todo o ano, de forma a incentivar o estudante a melhorar o seu desempenho no Enem para obtenção de vaga no curso de graduação desejado.

O programa foi desenvolvido pela equipe de Business Intelligence da Secretaria Executiva do MEC.

 

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Estudo mostra que Brasil está abaixo da meta de vacinação contra HPV

Brasil chega a 11,1 mil mortes por covid-19

Nascidos em março e abril começam a receber abono salarial do PIS 2017

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais