O Portal do Norte do Paraná
Paraná

IAT alerta para golpe com cobranças de multas ambientais falsas por WhatsApp

O Instituto Água e Terra (IAT) alerta para um esquema de golpe registrado nesta semana em Cascavel, no Oeste do Paraná. Criminosos, se fazendo por servidores do órgão ambiental, estão entrando em contato por WhatsApp para cobrar dívidas de multas ambientais que não existem ou já foram quitadas. No estelionato, golpistas repassam informações inverídicas sobre o procedimento de pagamento da infração, incluindo um boleto fictício, induzindo as vítimas a quitarem o falso débito.

Um dos cidadãos abordados pela quadrilha, contudo, desconfiou e relatou o caso ao Instituto. No caso, a falsa cobrança era relativa a dois autos de infrações que já haviam sido pagos por ele. O IAT registrou boletim de ocorrência. A denúncia está sob investigação da Polícia Civil.

“Essa foi a primeira vez que um caso deste tipo foi relatado aqui no escritório regional. Chamou muito a atenção porque no Instituto não faz nenhum tipo de cobrança por telefone ou Whatsapp. O pagamento de multas ambientais é feito de forma presencial no IAT ou por meio da impressão do boleto, realizado diretamente no site oficial da autarquia. É o próprio infrator que escolhe o processo mais conveniente”, afirma a chefe interina da regional do IAT de Cascavel, Aline Heberle. O site é www.iat.pr.gov.br.

Foto: IAT

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Carro fica pendurado em viaduto de Londrina, e socorristas usam corda para evitar que veículo despenque

Cobra News (User)

Sema faz ação educativa e de plantio com alunos da Cooperativa Mirim da APAE

Procon-PR oferece cursos gratuitos sobre direitos do consumidor

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais