O Portal do Norte do Paraná
Região

Hospital Regional completa 500 pacientes recuperados da Covid-19

A importância do Hospital Regional do Norte Pioneiro, unidade FUNEAS- Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná, em Santo Antônio da Platina, se traduz nos atendimentos à população dos 22 municípios da 19ª Regional de Saúde, principalmente pela referência em cirurgias eletivas e na área de obstetrícia.

A abertura da ala Covid-19, em maio de 2020, se destaca como parte das ações da Secretaria de Saúde do Paraná, por determinação do Secretário Beto Preto, no combate ao novo coronavírus.

Para atender esta demanda, credenciamentos específicos foram realizados pela FUNEAS, que além de organizar uma ala específica, com o isolamento adequado e todos os equipamentos necessários, possibilitou a formação de uma equipe multiprofissional, que atua para a recuperação dos pacientes.

Equipe Multiprofissional – Para alcançar esta marca considerável, próxima a 500 pacientes recuperados da Covid-19, uma equipe multiprofissional atua em conjunto na unidade, proporcionando um atendimento completo, que auxilia em todas as etapas, para o sucesso terapêutico.

A equipe de enfermagem atual é composta por 16 Enfermeiros e 48 técnicos em enfermagem, além de uma equipe multiprofissional que atua em conjunto, com foco na recuperação do paciente.

Ao todo, são 15 médicos, seis fisioterapeutas, oito técnicos de radiologia, três assistentes sociais, três nutricionistas e um psicólogo, que compõe a equipe que está atuando incansavelmente no HRNP. Prestando o serviço de apoio, quatro profissionais atuam na recepção e outros oito na higienização, além de todos aqueles que dão suporte indiretamente na unidade para que o trabalho seja possível, como hotelaria hospitalar, setor administrativo e manutenção, dentre outros.

Evolução dos leitos – Em maio de 2020, o HRNP iniciou o atendimento à população no tratamento do novo Coronavírus, com 10 leitos de UTI Covid e nove leitos de enfermaria de retaguarda. Atualmente a unidade conta com 15 vagas na UTI e 9 vagas na Enfermaria Covid.

Atendimentos Covid – Desde o início da pandemia foram atendidos 820 pacientes, sendo que destes, 484 pacientes já retornaram curados para os seus lares.

Exames – Neste período de funcionamento da ala, mais de 80 mil exames laboratoriais foram realizados. O total de tomografias também excedeu a 950 exames, e outras 523 sessões de raio-x e 616 exames de PCR foram necessários para os diagnósticos.

Fábrica de Recuperados – A repercussão local sobre a qualidade e compromisso no atendimento prestado pelo HRNP às famílias foi o suficiente para que carinhosamente a unidade passasse a ser chamada pela comunidade por “Fábrica de recuperados”, termo que prontamente foi adotado por todos.

Retorno das cirurgias eletivas – A partir de 01 de agosto as cirurgias eletivas serão retomadas de forma gradativa, sendo oferecidos 5 novos atendimentos por dia.
Cirurgias como: Fistulectomia, hemorroidectomia, colecistectomia, hernias, histerectomia, laqueadura tubária fazem parte dos procedimentos cirúrgicos oferecidos.

Em ortopedia serão retomados: Cirurgia de ressecção de cisto sinovial, correção do dedo em gatilho e tratamento cirúrgico de síndrome compressiva em Túnel osteo-fibroso, ao nível do carpo.
Atualmente, mesmo durante a pandemia, estão sendo realizados procedimentos considerados urgentes e essenciais na área de ortopedia. Na média mensal, são realizados 25 procedimentos, e outros 450 atendimentos ambulatoriais nesta área.

Obstetrícia – O hospital também é referência em obstetrícia para a região, realizando entre 180 a 200 partos por mês, sendo que a média de partos normais é de 61% em relação às cesáreas, que somam 39%.
Perfil da Unidade – Atualmente o HRNP conta com 97 leitos (10 UTI Neonatal, 15 – UTI covid, 09 – enfermaria covid (clínico), 16 – cirúrgicos, 08 – pediátricos, 36 em obstetrícia e 3 – para isolamento).

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

Dos 820 atendimentos na ala Covid, 484 pacientes retornaram para seus lares (até 22/07/2021). Foram registrados 271 óbitos. Os demais estão em processo de tratamento e outros tiveram transferências.
Em situações de bebês prematuros nascidos no HRNP, que necessitem de acompanhamento médico, estes são encaminhados para a própria UTI Neonatal da unidade.

Perfil do HRNP
Destaca-se nos 22 municípios da 19ª Regional de Saúde, pelo atendimento em obstetrícia e cirurgias eletivas.

LEITOS – UNIDADE

10 – UTI Neonatal;
15 – UTI covid (Iniciou em abril de 2020)
09 – Enfermaria covid (clínico);
16 – Cirúrgicos;
08 – Pediátricos;
36 – Obstetrícia
3 – Isolamento.
Total: 97 Leitos

ATENDIMENTOS COVID

Total de atendimentos desde maio de 2020: 820 Pacientes
Altas: 484 (Até 22/07/2021)
Óbitos: 271 (Até 22/07/2021)
Em tratamento e transferidos: 65 (Até 22/07/2021)

EQUIPE MULTIPROFISSIONAL – ALA COVID

16 Enfermeiros;
48 Técnicos em enfermagem;
15 Médicos;
6 Fisioterapeutas;
8 Técnicos de radiologia;
3 Assistentes Sociais;
3 Nutricionistas;
1 Psicólogo;
4 Recepcionistas;
8 Profissionais de higienização.

EXAMES ALA COVID-19

80.202 exames laboratoriais realizados;
955 tomografias;
523 Raio-x;
616 PCR;
49 Testes rápidos.

RETORNO CIRURGIAS ELETIVAS
A partir do dia 01 de agosto de 2021. Retorno gradativo das cirurgias – Serão oferecidas 5 cirurgias por dia.

OBSTETRÍCIA
Atualmente são realizados entre 180 a 200 partos por mês,
(61% Partos normais e 39% Cesáreas)

(Com Tribuna do Vale)

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Morre aos 46 anos, o jornalista e radialista Cleber Pontes

Cobra News (User)

Em acordo com MP, gradis serão retirados da rodoviária de Londrina

Duas pessoas ficam feridas em colisão envolvendo moto e bicicleta na PR-170 em Rolândia

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais