O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Governador confirma R$ 32 milhões para a área da saúde

Recursos serão transferidos para os Fundos Municipais de Saúde. É dinheiro para hospitais que atendem pelo SUS, para municípios e diversos outros programas.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior confirmou o repasse de R$ 32 milhões para custear programas da área da saúde do Paraná. Os recursos serão destinados ao Hospsus (Programa de Apoio aos Hospitais Públicos e Filantrópicos que atendem pelo SUS), ao Apsus (Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde), ao Samu, aos núcleos de apoio à saúde da família, incentivo de custeio à oncologia, centro de atenção psicossocial e política nacional de atenção integral à saúde das pessoas privadas de liberdade.

O anúncio foi feito durante a solenidade que formalizou a posse do médico Beto Preto na Secretaria de Estado da Saúde. Os recursos regularizam repasses que estavam defasados e serão repassados pelo Fundo Estadual para os Fundos Municipais de Saúde. Essas transferências, na modalidade Fundo a Fundo, estão sendo organizadas por meio da nova regra de financiamento, assinada pelo governador Ratinho Junior e pelo secretário Beto Preto na cerimônia de posse.

O governador afirmou que os recursos atendem necessidades de uma área prioritária para o Estado. O secretário Beto Preto destacou que uma nova portaria criou duas contas em cada município. Até então os municípios precisavam acessar várias contas para chegar até a liberação das verbas do Estado.

Ratinho Junior afirmou que as diretrizes para a gestão são investimento em tecnologia, regionalização do atendimento e atenção prioritária às pessoas. O secretário Beto Preto destacou a transparência como plataforma de interação com a população e a necessidade de melhorar os consórcios intermunicipais de saúde para levar carinho e atendimento às pessoas criando uma rede de assistência para contemplar todas as regiões.

O secretário também falou sobre a questão da vacinação contra a meningite, e destacou que o Governo do Estado trabalha para incentivar as diversas imunizações em todas as faixas etárias.

Trajetória

Carlos Alberto Gebrin Preto tem 51 anos e é médico formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Tem especialidades em Medicina Nuclear (Instituto Rio Preto/SP); Medicina do Trabalho; Medicina do Trânsito (USP) e Medicina Legal e Perícias Médicas (Santa Casa de São Paulo). Foi prefeito de Apucarana e secretário municipal de Saúde da cidade. Também foi o primeiro Ouvidor Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), no Ministério da Saúde.

Via AENPR

Foto: Geraldo Bubniak/ANPr

 

Mais detalhes na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Número de casos da Covid no Paraná chega a 1.097.100 com 26.641 mortes

Paraná tem 1.112.341 casos confirmados e 26.914 mortes por Covid-19

Paraná atinge 97% da população adulta vacinada com pelo menos uma dose contra Covid

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais