O Portal do Norte do Paraná
Região

GM registra 81 infrações contra aglomerações no Centro de Londrina

No último final de semana, a Prefeitura de Londrina realizou ações de fiscalização integrada para impedir aglomerações de pessoas na área central da cidade. O foco principal das operações foi a rua Paranaguá e imediações, local onde tem sido recorrentes os episódios de desrespeito às medidas de prevenção e combate à pandemia, incluindo grandes concentrações de público.

Os trabalhos ocorreram nas noites e madrugadas de quinta-feira (19) até domingo (22), com atuações que envolveram a Guarda Municipal, Polícia Militar, Secretaria Municipal de Fazenda, Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros.

Ao todo, nesse período, a GM registrou 81 infrações referentes a irregularidades diversas e flagrantes de descumprimentos das normas dos decretos do Município e do Estado. Os dados são da Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Diretoria Operacional da GM.

De quinta a domingo, foram contabilizadas 58 ocorrências de infração de trânsito, 14 pelo não uso de máscara protetora, 8 por descumprimento da lei seca municipal, além de o recolhimento de um veículo.

Durante as fiscalizações, interdições de trânsito e bloqueios foram feitos pela GM na rua Paranaguá, onde a fiscalização foi intensificada para evitar focos de transmissão do coronavírus. A determinação para toque de recolher vigente pelo governo estadual impede a circulação de pessoas nos espaços públicos da meia-noite às 5h da manhã. E a lei seca municipal proíbe o consumo de bebidas alcoólicas em áreas públicas, das 22h às 8h da manhã.

“Ocorreram ações paralelas neste final de semana, com atuação da GM e participação de diferentes órgãos, incluindo uma operação mais ampla na sexta, que contou com trabalho da Polícia Militar, Fazenda, Vigilância Sanitária e Bombeiros. Com a flexibilização das restrições, houve um relaxamento por parte das pessoas, que estão criando aglomerações em bares e restaurantes. Mesmo que exista algum controle interno, o uso de máscara e o distanciamento adequado estão sendo desrespeitados, o público fica nas ruas consumindo bebidas e, assim, é necessário um trabalho de fiscalização mais intenso e objetivo, como foi feito na Rua Paranaguá, visando coibir tais situações que causem risco à saúde e segurança pública”, enfatizou o secretário municipal de Defesa Social, Pedro Ramos.

Segundo Ramos, a ação foi muito importante e demanda continuidade para que o controle seja efetivo. “Trata-se de um serviço que precisa ser feito regularmente, é um dever do poder público. A pandemia elevou as demandas, trouxe e agravou situações adversas, e ações como essa refletem na prevenção e combate. Dentro da possibilidade de atendimento às demandas, a GM continuará fiscalizando as áreas públicas e também pretende retomar as verificações em eventos e festas particulares, que também vem descumprindo as determinações dos decretos”, informou o secretário.

Somente na última quinta-feira (19), a GM constatou, na Rua Paranaguá, 45 infrações de trânsito, entre outras situações que ferem os decretos municipais em vigência contra a covid-19. Na sexta-feira (20), nessa mesma localidade, dois estabelecimentos receberam auto de infração, e outros três foram notificados por problemas como música ao vivo audível do lado externo, regularização e alvará e outras irregularidades.

Também no dia 20, houve verificação de estabelecimentos na Rua Goiás, Avenida Waldemar Spranger e Avenida Higienópolis, onde uma mesma distribuidora de bebidas recebeu auto de infração e termos de intimação e interdição, devido aos recorrentes desrespeitos às legislações.

No sábado (21) e madrugada de domingo (22), foram 24 infrações registradas pela GM, sendo uma delas o recolhimento de um veículo parado em área inapropriada e com licenciamento atrasado.

“Principalmente na Paranaguá, verificamos novamente aglomerações de pessoas, muitas delas sem máscara, veículos estacionados em local proibido ou com documentação irregular, uso de bebida alcoólica em vias públicas fora do horário permitido, bares e estabelecimentos desrespeitando as medidas sanitárias e de segurança. Este local é alvo constante de reclamações por parte dos moradores quanto à perturbação do sossego e outras situações, por isso houve reforço nas ações para impedir esses atos, reduzir os impactos e trazer mais segurança no enfrentamento da pandemia”, disse o diretor operacional da GM, Daniel Sakama.

Via:GM/Bruno Amaral

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Três pessoas ficaram feridas em colisão entre dois ônibus no terminal central de Londrina

Cobra News (User)

Interessados em trabalho temporário na ExpoLondrina podem se cadastrar a partir desta terça (28)

Cobra News (User)

Hospital Veterinário da UEL prioriza atendimento à população carente

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais