O Portal do Norte do Paraná
Brasil

Geladeiras vendidas no Brasil ganham nova etiqueta de eficiência energética do Inmetro

A partir de agora, todas as geladeiras vendidas no comércio brasileiro precisam conter a nova Etiqueta de Conservação de Energia Elétrica (Ence) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que classifica a eficiência energética dos refrigeradores.

A nova etiqueta é obrigatória para geladeiras produzidas tanto no Brasil, quanto as importadas As lojas terão prazo de um ano para vender todo o estoque das geladeiras que ainda possuam a etiqueta antiga.

As principais diferenças do modelo antigo para a nova Ence são a inclusão de novas subclasses de classificação do consumo energético e a presença de um QR Code. Por meio do código virtual, o consumidor pode acessar o status do registro da geladeira, se ativo, inativo, suspenso ou cancelado.

“O QR code se tornará uma ferramenta cada vez mais importante na interação do consumidor com a etiqueta, dando a ele uma série de informações que podem ajudá-lo na decisão de compra do equipamento mais eficiente energeticamente e, obviamente mais barato em termos de consumo”, destacou o Inmetro.

O órgão enfatizou que a equipe da Divisão de Verificação e Estudos Técnicos Científicos (Divet) trabalha na ampliação da utilização da ferramenta “para que se torne mais robusta em termos de informações”.

As novas classificações presentes no novo modelo são A+++, A++ e A, que indicam os modelos que consomem, respectivamente, menos 30%, 20% e 10% de energia do que o tradicional “A”.

“Importante esclarecer que o consumidor ainda poderá encontrar modelos no varejo com a etiqueta antiga, desde que tenham sido fabricados antes de 30 de junho de 2022. O varejo terá até 30 de junho de 2023 para comercializar os produtos com a etiqueta antiga, mas a expectativa é a de que o mercado esteja 100% na nova etiqueta antes desse prazo”, destacou o Inmetro.

Via:G1

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO FM 107.1

Postagens relacionadas

Estudo mostra mudança de hábitos alimentares do brasileiro durante a pandemia

Cobra News (User)

Perícia trabalha com hipótese de curto-circuito como causa de incêndio

Presidente e três diretores da Vale são afastados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais