O Portal do Norte do Paraná
Brasil

Fraudes crescem 37% no Sul do Brasil; Paraná concentra maior número de casos

A região Sul registrou 194.469 tentativas de fraude em maio de 2025, segundo levantamento da Serasa Experian. O número representa 15,9% do total nacional, com média de 6.192 casos por milhão de habitantes. Em comparação ao mesmo mês de 2024, houve crescimento de 37,4% nos ataques evitados.

O Paraná foi o estado mais afetado, com 77.524 ocorrências e a maior taxa proporcional: 6.526 por milhão de habitantes. O Rio Grande do Sul aparece em seguida, com 67.902 registros, alta de 39% em relação ao ano passado, o maior avanço da região. Já Santa Catarina teve 49.043 fraudes evitadas.

As tentativas de fraude no Brasil seguem em expansão, com 1.222.550 ocorrências em maio de 2025, o segundo mês do ano com mais registros e o equivalente a uma tentativa a cada 2,2 segundos. O volume retoma os patamares observados no início do ano, quando janeiro marcou o recorde histórico da série, e eleva o total acumulado de 2025 para mais de 5,79 milhões de diligências. Veja, no gráfico abaixo, a visão das tentativas dos últimos doze meses:

“O aumento nas tentativas de fraude é percebido em todas as faixas etárias, setores e unidades da federação, reflexo direto da crescente digitalização por parte dos consumidores e do uso intensivo de tecnologia por parte dos fraudadores, que conseguem aplicar golpes em larga escala e de forma cada vez mais personalizada”, afirma o Diretor de Autenticação e Prevenção a Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha. “Por isso, é cada vez mais urgente e importante a aplicação de soluções em camadas que consigam detectar e impedir que tentativas de fraude se concretizem”, completa.

Com informações:Bem Paraná/Foto:Imagem ilustrativa/Freepik

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO FM 107.1

Postagens relacionadas

Preços das carnes devem continuar pressionados em 2025, diz BC

Cobra News (User)

Número de lares urbanos com internet passou de 13% para 85% em 20 anos

Cobra News (User)

Governo deve enviar projeto para acabar com escala 6×1 após o carnaval

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais