O Portal do Norte do Paraná
Região

Ex-vereador de Rolândia pede revogação da lei que transfere dia de feriados municipais

O ex-vereador de Rolândia, Rodrigo Leocardio Jorge, protocolou na Câmara Municipal, na última terça-feira (17), um pedido para que a Lei Complementar Municipal nº 138, de 12 de setembro de 2019, seja revogada. A lei, aprovada pelos vereadores no último dia 9 de setembro, determina que os feriados municipais de Rolândia sejam antecipados para a segunda-feira, quando caírem entre terça e sexta-feira.

O texto altera o § 2º ao art. 54 da Lei Complementar nº 017, de 22 de dezembro de 2006. Rolândia tem dois feriados municipais – no dia 28 de janeiro, em que se comemora o aniversário da cidade, e 19 de março, dia do padroeiro São José.

A Lei que transfere os feriados para a segunda-feira foi proposta pela vereadora Maria do Carmo (PSDB) e, segundo ela, a alteração traria benefícios para a cidade, como a baixa de custos com pagamento de horas extras e energia elétrica de empresas que operam em regime contínuo.

A justificativa do projeto apontava ainda que “além da indústria, o comércio e o setor da saúde, é muito afetado com os pontos facultativos e feriados no meio da semana, assim, deixaria de ter esse reflexo para os usuários das UBS´s, que acaba sobrecarregando o hospital local e o Pronto Atendimento (PA)”. A vereadora fez uma pesquisa de opinião pelo Facebook entre 20 e 25 de agosto e 80% dos participantes se manifestaram favoráveis à antecipação. A enquete recebeu 95 votos.

Contestação

De acordo com Rodrigo, o pedido de revogação foi feito com base na grande repercussão negativa pela sanção da matéria e perante as inúmeras reivindicações da comunidade rolandense. “Saliento ainda que a comunidade católica também requer sua revogação, haja vista as celebrações relativas ao Dia do Padroeiro (São José), comemorado anualmente em 19 de março”, publicou o ex-vereador em seu Facebook.

Ainda segundo Rodrigo, as mudanças no calendário afetariam consideravelmente a programação da Igreja Católica, no que diz respeito às comemorações ao padroeiro do município. A lei aguarda sanção do Executivo.

 

 

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Família de gambás é resgatada pelo Corpo de Bombeiros em Rolândia

Ratinho Junior visita região metropolitana de Londrina

Vereador Reginaldo Silva sofre acidente no estado de São Paulo

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais