O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Etapa final do Saeb ainda mobiliza escolas: 64% das provas já foram concluídas

Com 64% das provas já realizadas, a aplicação dos exames do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) entra nesta semana em sua reta final. Até a próxima sexta-feira (31) a expectativa é de que 215 mil estudantes da rede estadual de ensino do Paraná concluam as provas, que envolvem turmas inteiras e servem de termômetro para avaliar desempenho dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio das redes públicas de todo o País nos componentes de Língua Portuguesa e Matemática.

Com os resultados, é possível identificar avanços e desafios no processo de aprendizagem, permitindo que as redes de ensino elaborem estratégias ainda mais eficazes para aprimorar a qualidade da educação pública.

“O Saeb é uma ferramenta fundamental para orientar políticas educacionais e subsidiar o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”, aponta o secretário de estado da educação, Roni Miranda. “O exame é essencial para o planejamento de ações para garantirmos que nossa educação continue sendo a melhor do País”.

FAVORITISMO – As provas do Saeb acontecem a cada dois anos e os resultados obtidos nas provas são somados a itens como a frequência para compor a nota do Ideb brasileiro, que mede justamente a qualidade da educação no País. Desde 2019, o Paraná subiu seis posições e ocupa a primeira colocação no ranking geral dos índices educacionais do Brasil.

Consolidando o favoritismo no Estado na avaliação, o último levantamento realizado em 2023, por exemplo, posicionou o Paraná no topo do ranking entre os demais estados, em todos os níveis da educação básica, tanto no Ensino Médio quanto nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental.

No Ensino Médio, o Estado manteve a liderança nacional com nota 4,9, superando a média brasileira de 4,3 e permanecendo à frente de Goiás e Espírito Santo (ambos com 4,8). Já nos anos finais do Ensino Fundamental, o Paraná subiu da terceira para a primeira colocação, alcançando índice 5,5 e consolidando sua posição entre as redes públicas com melhor desempenho do País.

Nos anos iniciais, cuja gestão é municipal, o Estado também lidera o ranking nacional, com nota 6,7, resultado que reflete o impacto positivo de iniciativas do Governo junto aos municípios como o programa Educa Juntos, parceria da Seed-PR com as prefeituras para fortalecer o ensino desde os primeiros anos escolares.

ALUNOS ENGAJADOS – Com objetivo de promover maior engajamento entre os próprios alunos e conscientizar a comunidade escolar sobre a importância de fazer as provas, projetos como o Estudante Embaixador foram criados pela Seed-PR. A iniciativa seleciona representantes do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio em escolas que realizam a avaliação que têm a missão de mobilizar e incentivar os colegas na preparação para a prova.

“Entre as funções dos estudantes embaixadores estão participar de reuniões de orientação sobre a avaliação, colaborar na divulgação de informações e datas, reforçar junto aos colegas a importância do preparo e do comprometimento com a avaliação”, explica o secretário. Participam da iniciativa aproximadamente 16 mil estudantes em todo o Paraná.

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO FM 107.1

Postagens relacionadas

Inquérito conclui que sequestradora da bebê Eloá agiu sozinha; Polícia espera dados da perícia do celular

Cobra News (User)

Com carrinhos e acessórios, Estado inicia distribuição inédita de 10 mil kits para mães e bebês

Corpo de Bombeiros terá drones com câmera termal e alto-falante em ação no Litoral

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais