O Ministério da Agricultura atualizou nesta quinta-feira (22) a lista de países que deixaram de receber carne de frango do Brasil, depois do primeiro registro de gripe aviária em uma granja comercial no Brasil, identificado no Rio Grande do Sul, na última quinta-feira (15).
Na nova atualização, os Emirados Árabes Unidos, segundo maior cliente da exportação brasileira, foram incluídos na lista de embargo às exportações de frango do município de Montenegro. É nele onde está localizado o foco da doença.
Alguns bloqueios valem para a produção do setor em todo o país e outros são mais localizados.
Quando a restrição acontece apenas para a cidade de Montenegro, onde fica a granja em que houve a contaminação, não há impacto comercial porque ali não existem exportadores, segundo o governo.
Além da inclusão dos Emirados Árabes na lista, a União Eurasiática agora está restringindo apenas as compras vindas do Rio Grande do Sul. Antes, o país havia bloqueado a carne de frango de todo o Brasil.
Já a Arábia Saudita ampliou o embargo para o Rio Grande do Sul. Anteriormente, ele estava acontecendo apenas no município de Montenegro.
Com informações:G1
MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1