O Portal do Norte do Paraná
Política

Eleitor pode justificar ausência às urnas pelo aplicativo e-Título

Ao contrário das eleições anteriores, em que os eleitores podiam ir a qualquer seção eleitoral fora do seu domicílio eleitoral (cidade onde vota) para preencher e entregar o Requerimento de Justificativa Eleitoral, em 2020 a Justiça Eleitoral recomenda que os eleitores não compareçam presencialmente aos locais de votação para justificar a ausência às urnas, a fim de evitar aglomerações.

Em vez disso, os eleitores fora do seu domicílio eleitoral poderão utilizar o aplicativo e-Título para justificar a ausência das 7h às 17h. Basta baixar a ferramenta no celular e seguir as orientações que estarão disponíveis no dia da votação em 15 de novembro (1º turno) e 29 de novembro (onde houver 2º turno). O app usa uma ferramenta de georreferenciamento, que identifica a localização da pessoa e indica se ela está ou não fora do seu domicílio eleitoral.

Após as eleições

O eleitor também tem a opção de justificar seu voto após as eleições pelo app e-Título, no cartório eleitoral ou pelo Sistema Justifica em até 60 dias depois de cada turno de votação. Se o cidadão estiver no exterior, o prazo é de até 30 dias do retorno ao país.

A solicitação de justificativa, nestes casos, será encaminhada ao juiz eleitoral, por isso o eleitor deve informar o motivo da sua ausência e anexar o comprovante daquilo que foi relatado. Depois da análise da solicitação, o eleitor é notificado da decisão.

Prazos para justificar

  • No dia das eleições: pelo aplicativo e-Título, das 7h às 17h.
  • Após as eleições: pelo aplicativo e-Título, pelo Sistema Justifica, ou ainda, diretamente no cartório eleitoral, em até 60 dias depois de cada turno de votação. Se o cidadão estiver no exterior, o prazo é de até 30 dias do retorno ao país.

Informações do TRE-PR

Saiba mais na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Comitiva do Governo visita empresa norte-americana referência global em irrigação

Cobra News (User)

Senado aprova projeto com normas para ensino em tempo integral

Cobra News (User)

Em Londrina, manifestantes protestam contra STF

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais