O Portal do Norte do Paraná
Região

Eleita para Conselho Tutelar em Londrina tem candidatura impugnada

A eleição para o Conselho Tutelar em Londrina ocorreu em seis de outubro, porém, continua rendendo. Uma candidata eleita foi impugnada pela Comissão Especial Eleitoral do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), após averiguação de denúncias ocorridas no dia do pleito.

Gessica Lino foi a décima mais votada, recebendo 279 votos. De acordo com o presidente da comissão, José Wilson, foram constatadas e comprovadas irregularidades envolvendo sua atuação, como boca de urna e transporte de eleitores, o que não é permitido.

“A comissão trabalhou em cima das denúncias feitas no dia da eleição. Foram ouvidos os candidatos com denúncia, feita a verificação da denúncia em si, o que aconteceu, se realmente ocorreu, fundamento. Neste caso específico, ficou constatado que um fiscal da candidata fez boca de urna e o que ‘pegou mais’ foi o transporte de eleitor. Ouvimos testemunhas”.

Com a decisão, a 26ª candidata mais votada, Meire Monteiro, que havia ficado como suplente, assume. Ela recebeu 186 votos. Segundo José Wilson, mais mudanças podem acontecer até os conselheiros assumirem o mandato, em janeiro do ano que vem. “Temos vários candidatos que concorreram por meio de liminar e ela pode ser julgada até janeiro. Ou, quando for julgadas e ser contra o candidato, ele é excluído e chama outro”.

Polêmica

Um grupo formado por cinco conselheiros em fim de mandato e que não conseguiram se reeleger entrou com pedido de impugnação de toda a eleição para o Conselho Tutelar em Londrina. Eles levaram o caso para o Ministério Público (MP).

Entre as irregularidades que sustentam para o pedido estão festas que teriam sido organizadas por candidatos junto com políticos, boca de urna, transporte irregular de eleitores, além de falta de esclarecimento por parte daqueles que trabalharam no dia da eleição, o que teria dificultado a votação e impedido que pessoas votassem.

A reportagem não conseguiu o contato da candidata que foi impugnada e está à disposição para seus esclarecimentos.

Fonte: Portal Paiquerê

Foto: Paiquerê

Outras notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Bela Vista do Paraíso registra segunda morte por coronavírus

Arapongas confirma 9º caso de COVID-19

UEL oferta 586 vagas pelo SISU em 47 cursos de graduação

Cobra News (User)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais