O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Detran-PR vai às escolas para reforçar orientações sobre segurança no trânsito

Com o retorno às aulas de mais de 1 milhão de estudantes da rede estadual, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), em parceria com o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), deu início a visitas a escolas para levar aos alunos conhecimentos sobre segurança viária. Equipes técnicas estão presentes ao longo da semana nos horários de entrada e saída de colégios para abordar estudantes e pais, conversar sobre leis de trânsito e entregar materiais informativos, em diversas cidades do Estado.

Além de Curitiba, as ações acontecem em mais 18 cidades: Londrina, Goioerê, Porecatu, Marilândia do Sul, Foz do Iguaçu. Maringá, Guarapuava, Ponta Grossa, Sarandi, Paranaguá Jaguariaíva, Francisco Beltrão, Pato Branco, Arapongas, Almirante Tamandaré, Colombo, Capanema e Bandeirantes.

O presidente do Detran-PR, Santin Roveda, explicou que a volta às aulas é uma oportunidade para reforçar o protagonismo dos jovens e garantir que todos sejam respeitados no trânsito. “O presente e o futuro do Paraná podem estar atravessando a rua e a gente tem que cuidar para que crianças e adolescentes tenham o respeito que merecem. O trânsito no período de férias é um pouco mais tranquilo, mas a movimentação que se inicia nessa semana é de responsabilidade de cada um que está à frente de um veículo”, afirmou.

“O Detran está totalmente ativo para que tenhamos tranquilidade nesse momento, promovendo comportamentos conscientes e desencorajando práticas de risco, como pegar rabeira nos biarticulados. Além disso, procuramos conscientizar pais, responsáveis e motoristas que circulam nessas áreas sobre o exemplo como principal forma de educação”, completou.

AUMENTO DO FLUXO – De acordo com o chefe do Departamento Executivo de Escola Pública de Trânsito do Detran-PR, Breno Ferreira, com o reinício das atividades escolares o fluxo de veículos e pedestres aumenta significativamente no entorno dos estabelecimentos de ensino, elevando o risco de sinistros. “Por isso, as ações visam conscientizar sobre o respeito às regras de trânsito, com foco especial nas entradas e saídas das aulas”, disse.

Nas escolas estaduais, a maioria dos alunos tem entre 12 e 18 anos e já circula sozinha ou em grupos, cuja autonomia aumenta a responsabilidade individual e exige atenção redobrada. De acordo com a educadora de trânsito do Detran-PR Dayana Cavalli, as ações educativas para este público são feitas com linguagem mais direta e participativa. “Apresentamos placas instagramáveis com frases de impacto e convidamos eles a se tornarem multiplicadores da mensagem, publicando fotos nos stories”, disse.

Para os pais, responsáveis e motoristas, as mensagens também são diretas. Alertam sobre os riscos da pressa, da distração, da imprudência, da fila dupla, do excesso de velocidade e do uso do celular ao volante, reforçando o papel do adulto como modelo de conduta.

ORIENTAÇÕES DIRETAS – Pelo BPTran, a auxiliar de Comunicação Social, soldado Thays Rosa, participou dos trabalhos nesta segunda-feira (28) em Curitiba e destacou a importância da abordagem junto aos estudantes.

“Falamos com eles sobre como atravessar a rua, utilizar sempre a faixa, andar pela calçada e sempre se fazer visto no trânsito. Também aproveitamos para rapidamente orientar aos pais sobre o cinto de segurança, não utilizar o celular ao volante e nem bebida alcoólica, enfim, para serem responsáveis e bons exemplos para os seus filhos”, disse.

Foto: Giuliano Gomes/Detran

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Acidente entre três veículos deixa cinco pessoas feridas em Apucarana

Maio Amarelo: excesso de velocidade lidera infrações em 2024

Cohapar conclui entrega de residencial com mais 168 apartamentos em Londrina

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais