O Portal do Norte do Paraná
ParanáPolítica

Deputados estaduais do Paraná tomam posse hoje (1º)

Cerimônia começa às 14h15 e pode ser acompanhada ao vivo pela TV Assembleia ou pela página da Alep no Facebook

 

Os 54 deputados estaduais eleitos em outubro de 2018 assumem os cargos na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) nesta sexta-feira (1º). A cerimônia começa às 14h15 e será realizada no plenário da Alep. Essa será a 19ª Legislatura da história do Paraná e os deputados ficam no cargo até o dia 31 de janeiro de 2023.

20 deputados terão sua primeira experiência no Parlamento estadual, enquanto 32 foram reeleitos e darão continuidade à atuação no Legislativo. Duas deputadas que já ocuparam cadeiras na Alep retornam à Casa.

Quem comanda a sessão de posse é o deputado Ademar Traiano (PSDB), presidente da Alep. Ele indicará dois parlamentares para compor a mesa de trabalhos, como 1º e 2º secretários. Os nomes dos 54 deputados serão lidos, assim como o termo de compromisso com as Constituições Federal e Estadual.

Após a leitura os deputados serão chamados nominalmente para ratificar o compromisso, confirmando com “Assim o prometo”. Os parlamentares assinarão o termo de posse, oficializando o início da 19ª Legislatura da Assembleia.

Transmissão ao vivo

A solenidade de posse poderá ser acompanhada nas galerias do Plenário por qualquer cidadão. Quem não puder ir pode acompanhar a transmissão ao vivo da cerimônia pela TV Assembleia ou pela página da Alep no Facebook.

Legislaturas

O deputado mais jovem é o universitário Matheus Viníccius Ribeiro Petriv (Boca Aberta Junior – PRTB), de Londrina, com 23 anos. Também vem de Londrina o parlamentar mais velho – o médico e deputado Tercílio Turini (PPS), de 74 anos, eleito para o 3º mandato.

Na bancada feminina – formada por quatro parlamentares – a deputada Mabel Canto (PSC), que representa a região dos Campos Gerais, foi eleita pela primeira vez. As outras integrantes são as deputadas Cristina Silvestri (PPS), Luciana Rafagnin (PT) e Maria Victoria (PP).

Suplentes

Dois deputados reeleitos para um segundo mandato pelo PSD – Guto Silva (nomeado chefe da Casa Civil) e Marcio Nunes (secretário de Estado do Desenvolvimento Ambiental e Turismo) – foram convocados pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior e já fazem parte da equipe do Governo do Estado. Dessa forma, logo após a posse, eles deverão voltar a pedir licença da Assembleia. A convocação dos suplentes, que terão o prazo de 15 dias consecutivos para tomarem posse, está prevista no artigo 114 do Regimento Interno da ALEP.

Saiba quem serão os deputados empossados no site da Alep.

Com informações da Alep

Foto: Josette Leprevost/Alep

 

Outras informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Suspeito de matar jovem grávida em Bandeirantes é indiciado por homicídio qualificado

Saúde confirma 431 novos casos de dengue no Paraná; informe não registra óbitos

Cobra News (User)

Símbolo do Transtorno do Espectro Autista será incluído no RG

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais