O Portal do Norte do Paraná
Brasil

Dengue pode causar hepatite e insuficiência renal em casos graves; entenda

Com o aumento no número de casos de dengue em todo o Brasil, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal – cidade com a maior incidência da doença – alertou que a dengue pode causar hepatite e insuficiência renal.

Segundo a secretaria, em casos mais graves da dengue pode ocorrer uma inflamação nos órgãos. “Após a picada, o vírus se multiplica em órgãos como baço, fígado e tecido linfático durante quatro a sete dias – período denominado incubação. A fase seguinte – viremia – dura cerca de seis dias e é marcada por febre. Nesta fase, o vírus continua a se multiplicar e os sintomas mais comuns surgem”, alerta a Secretaria de Saúde

Na corrente sanguínea, a multiplicação do vírus pode formar substâncias nocivas no organismo, afetando os órgãos. Segundo a pasta, o vírus da dengue provoca alteração na permeabilidade dos vasos sanguíneos, provocando a perda de líquido denominado plasma, que deveria estar dentro dos vasos e que acaba indo para o interior de cavidades como abdome e tórax e tecido subcutâneo. Por isso, o paciente fica desidratado.

A secretaria alerta para quadros de diminuição das plaquetas, já que o vírus atinge a medula óssea. “São as quedas muito expressivas das plaquetas que ocasionam o sangramento, sinal de alarme que deve ser tratado com ajuda médica”, destaca a pasta, ao citar possíveis danos no fígado, no baço e nos rins, além de alterações neurológicas.

Fonte: Ric TV

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Fatalidade: Grávida de 6 meses morre após ter AVC minutos antes de se casar

Sertanejo Henrique, da dupla com Netto, morre após mais de 20 dias internado

Levantamento alerta para consumo de álcool no país

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais