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Defesa Social apresenta balanço das atividades realizadas em 2022 na cidade de Londrina

A Secretaria Municipal de Defesa Social divulgou um balanço dos serviços prestados no decorrer do ano de 2022 em Londrina. A pasta é responsável pelas atividades desenvolvidas pela Guarda Municipal (GM) e pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec).

Central de Emergência – O setor de Estatística da instituição apontou que, entre janeiro e dezembro de 2022, a Central de Emergência e Monitoramento da GM realizou 13.277 atendimentos, dos quais 5.515 são específicos em próprios públicos municipais. A Central atende as chamadas dos telefones 153, da Guarda Municipal, e 199 da Defesa Civil.

No mesmo período, foram registradas 1.485 ligações por engano e 906 trotes nos telefones de emergência. A Defesa Social reforça o pedido para que a população se atente quando entrar em contato e orientem crianças e adolescentes sobre os problemas e transtornos que o trote pode causar.

O setor monitora, 24 horas por dia, mais de 400 câmeras fixas e móveis instaladas em locais estratégicos nos prédios públicos municipais, além de praças, ruas e avenidas da cidade.

Ações preventivas – Em 2022, a GM registrou 2.199 ações de patrulhamento preventivo pelos próprios públicos prioritários, considerados locais com maior vulnerabilidade; 2.041 atendimentos de disparos de alarme nos próprios públicos (Monitorar para Proteger), e 292 pontos base (PBs) nos prédios públicos prioritários.

Apoios diversos – A instituição realizou 530 ações de apoio a outros órgãos e entidades (secretarias municipais, instituições públicas e privadas); 508 casos de apoio ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e ao Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate); 390 registros de apoio à empresa terceirizada responsável pelo recolhimento de animais de grande porte soltos em vias públicas. Também houve 302 cumprimentos de ordens de serviço, 301 casos de apoio à comunidade, e outros 132 apoios e atendimentos em eventos.

Fiscalização – O serviço de fiscalização de trânsito da Guarda Municipal de Londrina funciona todos os dias, 24 horas por dia. No último ano, os agentes lavraram 17.285 autos de infração de trânsito e 724 veículos, sendo 427 carros e 297 motos, foram recolhidos ao pátio municipal por terem sido flagrados com diversas irregularidades além de colocar em risco a segurança do trânsito.

No mesmo período, a GM lavrou 111 autos de infração da lei seca municipal, e 48 da lei municipal de controle da poluição sonora veicular. Até o momento, a GM fiscalizou 65 imóveis com denúncias de estado de abandono, dos quais 55 foram considerados abandonados e dez não abandonados. Os guardas qualificaram 33 pessoas nesses locais e, posteriormente, encaminharam as informações para os demais órgãos da Prefeitura.

Tráfico de drogas – Durante os patrulhamentos realizados pelas equipes da GM no entorno dos próprios públicos, foram constatados 142 flagrantes relacionados ao tráfico de drogas. A Guarda Municipal apreendeu pouco mais de 32kg de substâncias entorpecentes variadas (maconha, cocaína, crack e ecstasy). As ações contaram com o empenho de todos os grupamentos operacionais, inclusive com apoio dos cães farejadores do Grupo de Operações com Cães (GOC).

Patrulha Maria da Penha – Em 2022, foram registrados 390 casos de flagrantes de violência contra a mulher, sendo 253 atendimentos para mulheres que possuíam medida protetiva e 127 para casos sem medida judicial. No período, 119 agressores foram detidos em flagrante.

A Patrulha Maria da Penha da GM é um serviço amparado pela lei municipal nº 13.276/2021, que instituiu a Patrulha em Londrina como instrumento de atuação na proteção, prevenção, monitoramento e acompanhamento das mulheres vítimas de violência doméstica.

Guarda Escolar – Os agentes da Guarda Municipal Escolar Comunitária (GMEC) intensificaram as rondas preventivas pelas unidades de ensino durante o período das aulas. Em 2022, o projeto “Palestra nas Escolas” foi desenvolvido em 89 escolas públicas municipais e atender 11.047 alunos dos 4°s anos. Foram trabalhados os seguintes temas: Violência Intrafamiliar, Perigos da Internet, Profissões, Prevenção ao Bullying, e Círculo Restaurativo.

Ao todo, 207 crianças receberam instruções referentes ao projeto “Guarda Municipal Mirim”, realizado no primeiro semestre em quatro escolas municipais: Anita Garibaldi, região leste; San Izidro, região leste; Professor Hélvio Esteves, região norte; Ruth Ferreira de Souza, região oeste.

Centro de Formação – O Centro de Formação da Guarda Municipal de Londrina é responsável por promover capacitações, instruções e atualizações de métodos e procedimentos, necessários para o bom desempenho das atividades desenvolvida no dia a dia dos guardas. No ano de 2022, foram ministradas as etapas do Estágio de Qualificação Profissional para os servidores, entre outros cursos de aperfeiçoamento.

O promotor do Ministério Público, Renato de Lima Castro, acompanhou uma fase da qualificação dos guardas municipais. “Achei muito prestativo e muito sério o trabalho que está sendo desenvolvido pela Guarda Municipal. Extremamente produtivo. Creio que as demais forças de segurança deveriam seguir a orientação dada pela Guarda Municipal de que, ao menos uma vez por ano, todo o efetivo tenha obrigatoriamente a necessidade de treinar, já que eles utilizam esse armamento e precisam estar aptos. É fundamental que os órgãos de segurança pública e os órgãos de fiscalização possam atuar e fazer cursos em conjunto, já que essa troca de ideias e informações é muito importante”, frisou.

No mês de dezembro, o departamento deu início à formação de dezenas de alunos do 5° Curso de Formação de Guardas Municipais de Londrina, com participação de candidatos aprovados pelo Edital do Concurso Público nº 076/2022.

Defesa Civil – A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) é responsável pelos atendimentos em Londrina. No ano passado, através do telefone 199, foram registradas 477 ocorrências. Destas, 321 foram quedas de árvores; 70 destelhamentos; 65 contenções de derramamentos de óleo na pista; 10 alagamentos; nove deslizamentos e duas inundações. As equipes realizaram ainda 124 vistorias em residências, estabelecimentos comerciais e prédios públicos com risco estruturais.

Setor administrativo – E segue em andamento o plano de reestruturação da Secretaria Municipal de Defesa Social. Em 2022, a pasta executou diversos projetos para compra de novas viaturas, compra de armamento, novos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), ampliação do sistema de videomonitoramento dos prédios públicos da cidade, entre outros equipamentos e serviços.

Informar para Proteger – A instituição realizou diversas ações de divulgação do projeto “Informar para Proteger”, da Secretaria Municipal de Defesa Social, que tem como principal objetivo divulgar dicas de segurança e informar os canais de contato. Os trabalhos incluíram entrega de panfletos, colagem de cartazes e bate-papo com servidores municipais e cidadãos que residem no entorno dos prédios públicos, praças e demais espaços públicos.

Serviço – Os telefones 153, da Guarda Municipal de Londrina, e 199, da Defesa Civil Municipal, permanecem à disposição da comunidade londrinense todos os dias, 24 horas por dia. A Defesa Social lembra ainda que o aplicativo 153 Cidadão está disponível para download, para todos os celulares. A ferramenta é mais uma opção para que o acionamento dos serviços possa ser feito de maneira rápida e eficaz.

Ncom

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