O Portal do Norte do Paraná
Região

COVID-19: Londrina registra 26 casos positivos e 8 óbitos entre idosos de instituições

26 idosos com mais de 60 anos que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILP) em Londrina testaram positivo para o coronavírus. Os dados foram apresentados ontem (23) pelo secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, e a secretária municipal do Idoso, Andrea Ramondini Danelon.

Os dados foram registrados de 20 de maio a 23 de junho, somando-se todas as ILPs da cidade. Nesse período registraram-se 8 óbitos, 4 altas hospitalares (de idosos que cumpriram o isolamento) e 2 idosos positivados estão em isolamento sem sintomas (sendo uma senhora de 80 anos e um senhor com 65 anos).

Em Londrina, há 18 instituições particulares e três conveniadas, que juntas atendem 589 idosos. Isso significa que 4,4% dos idosos que residem em moradias como essas foram infectados.

Dos 26 casos confirmados, a maioria ocorreu em uma das conveniadas, onde chegaram a 22 casos. Em outra instituição, que também tem convênio com o Município, foi confirmado o caso de uma mulher com 72 anos, que está internada no Hospital Universitário (HU).

Por fim, em uma moradia para idosos particular foram testados e positivados três moradores. Nesta última, os três casos ficaram em isolamento dentro da própria instituição, que adequou leitos específicos para o cumprimento da quarentena. Desta, todos se recuperaram.

Ações de contenção

Segundo a Prefeitura de Londrina, desde a identificação do primeiro caso confirmado de Covid-19 em moradias para idosos, ações rápidas foram tomadas para evitar um surto generalizado da doença. Isso porque muitos profissionais atuam em mais de uma dessas casas e poderiam levar a outras pessoas.

Por isso, foi criada uma força de trabalho conjunta entre a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária e dos médicos das Unidades Básicas de Saúde, com a Secretaria do Idoso.

Entre as ações, está o monitoramento dos idosos nas ILP’s e alterações no fluxo de trabalho das instituições, fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual, fraldas geriátricas e álcool gel e líquido, proibição de visitações e reforço de normas sanitárias.

Informações: N.com

Saiba mais na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Deputado Cobra Repórter solicita transferência de presos condenados da cadeia pública de Rolândia

Homem morre atropelado por caminhão na BR-369 em Cambé

Cobra News (User)

Hemocentro do HU fecha ano com mais de 14 mil doações

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais