O Portal do Norte do Paraná
Eventos

Corrida em prol do autismo terá 3º edição em abril

A 3º edição da Corrida do Autismo será realizada no dia 27 de abril com o objetivo de conscientizar as pessoas que não conhecem o TEA (Transtorno do Espectro Autismo) e as dificuldades de adaptação enfrentadas pelas crianças e famílias, além do preconceito e da falta de informação até em escolas. A partida e chegada serão em Arapongas, na rua Guaratinga, 965. O evento começa a partir das 17h com alongamento e logo em seguida a largada às 18h.

As inscrições custam R$30 (sem camiseta do evento), R$40 (com a camiseta) e devem ser feitas pelo site da Amaaar (Associação de mães e amigos dos autistas de Arapongas), que promove o evento, https://www.amaaar.com.br/. A corrida terá troféus para os cinco primeiros colocados da categoria feminina e masculina.

A primeira e segunda edição, que aconteceram em 2017 e 2018, respectivamente, agregaram cerca de 400 participantes cada. Não somente de Arapongas, compareceram pessoas de toda a região, como Londrina, Rolândia, Jandaia do Sul, Astorga, Marialva, entre outros.

Para participar da corrida, não é necessário ser profissional. A presidente da Amaaar, Heloísa Hollandini, diz que espera receber todos os tipos de pessoas. “Tem gente que vai para caminhar, outros vão para passear de bicicleta, mas todos estão em prol da conscientização do autismo. A corrida não é para os pais levarem os filhos autistas, não é espaço adequado pra eles, pois tem muito barulho e muita gente”, alerta.

A corrida já se tornou tradição na cidade. A presidente é mãe de um menino autista de 16 anos que foi diagnosticado com 2 anos, e diz que a maior dificuldade é que as pessoas não reconhecem o autismo fisicamente. “Como é um transtorno comportamental, as pessoas julgam sem saber, julgam as crianças como mal educadas e julgam os pais por acharem que não cuidamos direito dos filhos, alguns até falam que tem que bater nas crianças para elas não serem assim”, lamenta.

Hollandini conta que criou o Amaaar para ajudar e dar apoio a outras mães. “O grupo já existe há mais de cinco anos e hoje já tem mais de 100 famílias que contam com rodas de conversas, sessões com psicólogas e fonoaudiólogas, tudo isso para dar amparo às mãezinhas e às crianças”, explica.

O evento é promovido pela Amaaar em parceria com o Santa Alice Loteamentos e conta com o apoio da prefeitura de Arapongas.

Via Bonde News

Foto: Divulgação

 

Mais notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Jogos Universitários do Paraná começam hoje (17) com recorde de participantes

Conselheiros tutelares passam por capacitação em Rolândia

Sertanópolis terá 1ª Semana de Conscientização sobre o autismo

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais