O Portal do Norte do Paraná
Região

Com aulas remotas e adequações, Educação detalha retomada do colégio de Santa Mariana

O secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, esteve neste sábado (11) no Norte Pioneiro, em Cornélio Procópio e Santa Mariana, onde visitou o Centro Estadual de Educação Profissional Agrícola Fernando Costa, atingido por um incêndio na noite de quinta-feira (09). Ele definiu um cronograma inicial junto à direção do colégio para a retomada das aulas.

Graças ao rápido trabalho dos profissionais da instituição para evacuar os estudantes em regime de internato de um dos prédios e a ação do Corpo de Bombeiros, ninguém se feriu e o fogo foi controlado antes de atingir as demais instalações, como o prédio da entrada.

Logo na sexta (10) pela manhã, o governador Carlos Massa Ratinho Junior orientou a formação de uma força-tarefa para atender à comunidade escolar e o diretor-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), Marcelo Pimentel Bueno, esteve no colégio com engenheiros para ver a gravidade do incêndio e as necessidades iniciais de reconstrução.

“Estamos trabalhando no plano de reconstrução do colégio agrícola de Santa Mariana, importante para toda região de Cornélio Procópio e todo o Paraná. Nesse primeiro momento, o atendimento aos estudantes será remoto. Para os alunos que não precisam do regime de internato, o atendimento presencial será retomado daqui duas semanas”, explicou Miranda.

Nesse período, a Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) vai fornecer equipamentos, mobiliário necessário e a merenda. Além disso, já foram liberados R$ 100 mil pelo Fundepar para os primeiros reparos e adequação dos espaços não atingidos pelo fogo: alojamento dos meninos, sala dos professores, coordenação, documentação, cinco salas de aula e laboratório de informática.

Na prática, esses espaços administrativos e de apoio vão virar salas de aula provisórias, uma vez que três salas de aula foram destruídas, além dos laboratórios de física, química e biologia, alojamento feminino, refeitório, cozinha, almoxarifado e a sala de cinema.

Em paralelo, Seed-PR e Fundepar planejam a reconstrução total do prédio consumido pelo fogo, com previsão de entrega durante o segundo semestre.

“Quero agradecer ao governador Ratinho Junior por esse apoio imediato, nossa chefe do NRE, Mayra Moraes, e sua equipe, que vieram aqui ainda na noite de quinta, e ao secretário Roni Miranda. Recebemos apoio irrestrito do Governo do Estado à nossa comunidade”, disse o diretor do colégio, Ilton Wagner Alves.

“O foco inicial foi atender as pessoas que estavam ali, 70 foram retiradas no plano de fuga bem executado. Já longe das chamas fizemos a chamada por quarto com os inspetores, e a hora que o Corpo de Bombeiros chegou a gente confirmou que todos estavam em segurança. Assim, eles puderam focar em controlar o incêndio”, relatou.

Todos os pais foram comunicados na sequência e buscaram seus filhos – apenas uma estudante precisou pernoitar na casa de uma funcionária da escola, retornando à sua família na manhã seguinte.

Para a diretora-auxiliar da instituição, Joelma Aparecida Silva de Oliveira, o apoio tanto do Estado como da comunidade está sendo fundamental. “É diferente quando a gente recebe esse apoio tão de perto. Já traçamos um plano estratégico para atender os alunos pedagogicamente, porque o nosso ano letivo não pode parar e não vai parar. O importante é estarmos juntos nesse momento e com aula, de forma remota no começo e depois presencialmente”, disse.

AEN

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Jovem é preso com drogas em Ibiporã

Pedágio de Arapongas sobe quase 20% a partir desta terça-feira

Prefeitura de Londrina oferta bolsas de estudo para cursos do Senac

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais