O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Cobra Repórter participa da abertura do Parajaps em Londrina

“É muito importante incentivar o esporte para pessoas com deficiência e garantir sua inclusão”. Assim afirmou o deputado Cobra Repórter nesta quinta-feira (20), na abertura da oitava edição dos Jogos Paradesportivos do Paraná (Parajaps), realizada no Ginásio de Esportes do Colégio Vicente Rijo, em Londrina, que contou com a presença do governador Ratinho Junior.

O evento é realizado pelo Governo do Estado e reúne 1.132 atletas de 50 cidades paranaenses. Como presidente da Comissão de Defesa da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência (Criai), Cobra Repórter ressaltou ainda a posição do Estado em relação ao esporte, especialmente o paradesportivo.

“É fundamental dar oportunidades, incentivar a pessoa com deficiência, visando sua inclusão e o esporte tem papel importante. O Estado do Paraná é um grande incentivador do esporte e do paraesporte. Parabéns ao governador Ratinho Junior pela postura e pode ter certeza que a Criai vai continuar buscando formas de apoio às pessoas com deficiência”, afirmou.

Durante a solenidade, o governador Ratinho Junior enfatizou o potencial do esporte para transformar a vida das pessoas. “A política do Governo do Estado é incentivar cada vez mais a prática esportiva não só para formar atletas, mas também bons cidadãos”, afirmou.  “A prática esportiva traz muitos benefícios, especialmente para o desenvolvimento dos jovens, proporcionando qualidade de vida, saúde, disciplina e respeito ao próximo.”

Ele destacou a forte participação no Parajaps de delegações de todas as regiões do Paraná. “Esses eventos são importantes para motivar o esporte junto à população”, disse.  Um dos avanços na edição deste ano é que todos os atletas estão hospedados em hotéis, com conforto e segurança. A determinação foi do governador e respondeu a uma preocupação que os envolvidos na realização dos Parajaps tinham.

OFICIAIS – No total, quase 2 mil pessoas participam do Parajaps, entre atletas, organizadores, arbitragem e dirigentes. O Parajaps é uma competição de alto rendimento, com a presença de paratletas medalhistas em Sul-Americanos, Pan-Americanos e Paralimpíadas. Eles fazem parte dos Jogos Oficiais do Estado, realizados pelo Governo do Paraná – Jogos Escolares (para estudantes), Jogos da Juventude (seleção dos municípios), Jogos Universitários e Jogos Abertos (para adultos de toda a comunidade).

MODALIDADES – A maior delegação do Parajaps em Londrina é a de Cascavel, com 237 integrantes, entre atletas, técnicos e dirigentes. Curitiba vem em seguida, com 217 participantes, e Maringá, com 189 pessoas. A capital paranaense é a maior vencedora de todas as edições da competição desde que foi criada em 2012.

São disputadas 17 modalidades: atletismo, basquetebol em cadeira de rodas, bocha adaptada, futsal – deficiência intelectual, goalball, golf 7, handebol em cadeira de rodas, Handebol – deficiência intelectual, natação, parabadminton, paracanoagem, paraciclismo, parataekwondo, rugby em cadeira de rodas, tênis de mesa, vôlei sentado e xadrez.

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930.

Postagens relacionadas

Matrículas para 2º semestre da EJA em escolas da rede estadual terminam nesta terça-feira

Começa nesta quinta-feira júri popular de ex-policial que matou tesoureiro do PT em Foz do Iguaçu

Cobra News (User)

Mais de 750 crianças de até seis anos perderam um dos pais para a Covid no Paraná, diz associação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais