O Portal do Norte do Paraná
Paraná

CMTU altera acesso de ambulâncias na sede do SAMU

A CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) finalizou o projeto para alterar o acesso de ambulâncias na sede do Samu, localizada na Avenida Dez de Dezembro. O pedido de mudança por parte do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência estava parado há mais de dois anos.

foto: Divulgação CMTU

A alteração proposta vai facilitar e agilizar a saída de viaturas da sede do Samu para atendimentos na região norte de Londrina. Atualmente, os socorristas deixam a sede pela Avenida Dez de Dezembro, passam em frente a rodoviária e precisam fazer o contorno por baixo do viaduto com a Leste-Oeste para seguir em direção à zona norte. Em muitos horários do dia, as ambulâncias perdem minutos preciosos de atendimento para realizar o contorno.

O projeto, elaborado em conjunto com o IPPUL (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina), vai viabilizar a saída das viaturas direto pela Rua Potiguares no cruzamento com a Dez de Dezembro, permitindo que as equipes já acessem a via diretamente no sentido da zona norte.

O diretor de Trânsito da CMTU, Rafael Sambatti, explica que serão realizadas duas intervenções no local. “Será feito o rebaixamento da calçada da sede na saída para a Rua Potiguares e o retorno das ambulâncias após os atendimentos também será feito pelo Potiguares em uma terceira faixa que iremos abrir ali, exclusiva para o uso das equipes do Samu”, apontou.

Serão instalados também semáforos exclusivos para indicar a saída das viaturas e semáforos de pedestres para garantir a segurança dos motoristas e de quem circula a pé pela região. “No momento da saída, os socorristas vão acionar este semáforo e automaticamente haverá o fechamento dos demais semáforos interrompendo o tráfego nos dois sentidos da Dez de Dezembro”, completou Sambatti.

O presidente da CMTU, Fabrício Bianchi, ressaltou a importância da mudança e destacou a agilidade da Companhia em finalizar o projeto, que atende uma demanda das equipes do Samu desde a inauguração da sede, em março de 2023.

Arquivo / Foto: Vivian Honorato

“Sabemos que cada segundo perdido no atendimento médico é crucial para salvar uma vida e esta alteração vai garantir uma melhor condição para o deslocamento das equipes. Nos surpreendemos quando soubemos que este pedido tinha sido feito há mais de dois anos. Por isso, colocamos como prioridade esta mudança que temos certeza que será a melhor alternativa depois dos nossos estudos técnicos”, frisou.

O presidente do IPPUL, Cláudio Bravim, afirmou que o projeto já está em análise no órgão. “Está entre as nossas prioridades neste momento e vamos finalizar nos próximos dias”, declarou. As mudanças serão implementadas e executadas pela Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação nas próximas semanas.

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

 

Postagens relacionadas

Julho Amarelo reforça estratégias de enfrentamento às hepatites virais no Paraná

Combate à violência contra crianças e adolescentes: PCPR prende 180 pessoas em um mês

Governo do Estado reforça vacinação nas escolas das redes pública e privada

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais