O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Cavado meteorológico traz chuva de volta ao Paraná e na sexta tempo segue instável

A formação de um cavado meteorológico entre o sul do Brasil e países vizinhos trará instabilidades para o Paraná a partir da tarde desta quinta-feira (16). Toda a metade Oeste do Estado poderá registrar pancadas de chuva, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Há possibilidade de temporais isolados.

O cavado é uma região alongada de baixa pressão atmosférica. As tempestades que já estão ocorrendo no norte da Argentina, no Paraguai e em Santa Catarina se movimentam em direção ao norte por conta do calor e umidade elevados, e o tempo começa a mudar ao longo desta quinta-feira no Noroeste, Oeste, Sudoeste, Centro-Oeste, Sul e até mesmo em algumas áreas do Norte do Paraná. As cidades mais próximas das áreas de fronteira serão as principais atingidas.

Ao longo da tarde a previsão é de pancadas de chuvas isoladas, inclusive com a possibilidade de alguns temporais de forma localizada, ou seja, atingem uma cidade e não outra. “A princípio não são grandes tempestades, e sim chuvas rápidas e localizadas entre a tarde e o início da noite. A tendência é que durante a noite essas tempestades comecem a perder força e na madrugada fique uma nebulosidade variável”, explica Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar.

Antes da chegada da chuva o tempo continua abafado em todas as regiões do Paraná, com máximas acima dos 33°C em cidades do Noroeste e do Norte. Na Região Metropolitana de Curitiba e no Litoral não há previsão de chuvas, e as máximas chegam próximo dos 27°C.

SEXTA-FEIRA – Na sexta-feira (16) o tempo continua instável e abafado no Paraná, com previsão de chuvas mais organizadas ao longo da tarde, até sábado (17), por todo o Estado. Há maior possibilidade de tempestades nas cidades que ficam mais ao Sul, desde o extremo Oeste até o Litoral. Na metade Norte os temporais serão isolados.

O Simepar segue atualizando os boletins da previsão do tempo e presta auxílio à Defesa Civil do Paraná na emissão de alertas para a população.

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações hidrometeorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas atmosféricas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Foto: Simepar

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Jovens que fizeram o alistamento em Cambé devem comparecer pessoalmente à Junta Militar

Policiais equipados: forças especiais de segurança do Paraná recebem 1,5 mil fuzis

Nova lei elimina reteste e permite reagendamento gratuito de exames no Detran em 30 dias

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais