O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Casos de dengue caem cerca de 90% em Londrina em relação à 2024

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Londrina divulgou, nesta quinta-feira (31), novo boletim epidemiológico sobre a dengue. Os dados mostram que o município teve avanços significativos no combate à dengue em relação ao ano anterior. Em 2024, neste mesmo período, a cidade somava 41.270 casos confirmados e 52 mortes. Esse ano, Londrina registra, de janeiro até agora, 4.573 casos confirmados e nove óbitos. A redução é de aproximadamente 90% nos casos confirmados e 83% nos óbitos.

O boletim desta semana também aponta que foram registradas 19.849 notificações relacionadas à doença, das quais 14.863 foram descartadas. Há, ainda, 413 notificações em análise. Além disso, o mapa que apresenta a incidência de casos notificados por área de abrangência das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) apresenta um comportamento estável na curva epidemiológica da dengue nas últimas semanas. Com relação à chikungunya, o relatório mantém o número de oito notificações. Uma delas foi confirmada (caso importado), seis descartadas e uma está em análise.

O gerente de Vigilância Ambiental da SMS, Nino Ribas, pede que a comunidade permaneça engajada na eliminação de criadouros e realização de cuidados nos quintais, mesmo diante do cenário estável. “O combate ao Aedes é uma responsabilidade coletiva para evitar surtos e proteger a saúde pública. Apesar da redução da atividade do Aedes aegypti no período atual, a desova continua mantendo o risco de proliferação. Mudanças climáticas, como aumento da temperatura e umidade, favorecem a eclosão dos ovos, podendo provocar crescimento da população do mosquito Aedes aegypti”, afirmou.

Foto: Vivian Honorato/ Arquivo SMS

“Dia D” de Combate à Dengue – A SMS vai promover mais mutirão Dia D de Combate à Dengue, desta vez no Jardim Paraíso, na área de abrangência da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Milton Gavetti. A ação começa sexta-feira (1º), das 8h às 16h, e prossegue no sábado (2), das 8h às 11h.

Os agentes de Combate à Endemias iniciarão as atividades em conjunto com a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) na sexta (1º), com ações de orientação sobre a coleta de materiais que não têm serventia. As atividades terão continuidade no sábado (2), com a coleta dos materiais. “Escolhemos fazer o Dia D nas áreas que atualmente apresentam aumento no número de casos notificados da doença”, explicou Ribas.

Foto: Vivian Honorato/ Arquivo SMS

Outras ações – A Prefeitura prossegue com ações de combate à dengue de rotina, entre elas: monitoramento vetorial; controle mecânico e ambiental (eliminação de criadouros em visitas domiciliares; mutirões com apoio intersetorial para remoção de materiais inservíveis; vistorias em imóveis especiais e pontos estratégicos); controle químico com aplicação de UBV costal (fumacê) em áreas com transmissão ativa e borrifação residual em locais de risco); vigilância epidemiológica, por meio de busca ativa e visitas em imóveis com casos notificados, e emissão de boletins com análise de dados semanais.

O trabalho também inclui atividades de educação e mobilização social, como campanhas educativas em escolas, unidades de saúde e comunidades; envolvimento de lideranças e conselhos de saúde; adoção de inovações tecnológicas (painéis interativos, mapas digitais; automação de processos com scripts); e a integração com a Atenção Primária, com participação dos Agentes Comunitários de Saúde nas ações educativas e busca de sintomáticos e articulação com UBS para ações territoriais conjuntas.

Foto: Vivian Honorato

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Joalheria de shopping de Londrina é furtada e tem prejuízo de R$ 2 milhões

Renegociação de dívidas municipais de Cambé com até 100% de desconto em multas e juros se encerra dia 30

Em um ano, Companhia com Cães da PMPR causa prejuízo de R$ 300 milhões ao crime

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais