O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Candidatos do Encceja já podem solicitar certificação nos colégios estaduais credenciados

Os candidatos que realizaram o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) de 2022 já podem solicitar a certificação ou certificados de proficiência nos colégios da rede estadual credenciados.

O resultado foi divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) no último dia 22 e está disponível na página do participante (AQUI).

Aqueles que obtiveram pontuação acima de 100 nas áreas de conhecimento e acima de 5,0 na prova de redação podem solicitar a certificação da etapa de ensino para a qual prestaram o exame – de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio.

Quem não alcançou a nota em todas as áreas pode solicitar a declaração de proficiência, caso tenha obtido a pontuação necessária em uma, duas ou três áreas do conhecimento. Na área de Linguagens, tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio, é necessário ter obtido pontuação acima de 5,0 também na prova de redação, além de pontuação acima de 100 na prova objetiva da área.

COMO FAZER – Os participantes que selecionaram a Secretaria de Estado de Educação do Paraná (Seed-PR) como entidade certificadora devem se dirigir a uma das instituições credenciadas para solicitar a emissão da certificação ou da declaração de proficiência, levando consigo a impressão da tela com as notas obtidas (presentes na página do participante), bem como RG, CPF, comprovante de residência e certidão de nascimento ou de casamento.

Para consultar as entidades certificadoras credenciadas pela Seed-PR basta acessar a página do participante ou este LINK. É importante que o candidato entre em contato com a instituição certificadora para verificar o horário de atendimento. Em caso de dúvidas relacionadas ao acesso à página do participante, entrar em contato com o Inep pelo telefone 0800 61 61 61.

ENCEEJA – O Encceja é uma prova do governo federal que avalia as competências, as habilidades e os saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou o ensino médio na idade adequada.

É possível obter o certificado de uma só vez, caso alcance a nota mínima nas quatro áreas do conhecimento avaliadas e na redação na mesma edição do Encceja. Quem não alcança a nota em todas as áreas pode solicitar a declaração parcial de proficiência. Quando todas forem conquistadas é possível obter o certificado.

O exame é aplicado pelo Inep, mas a emissão do certificado e da declaração parcial de proficiência é responsabilidade das secretarias estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que firmam termo de adesão ao Encceja.

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Governador do Paraná e secretário de Saúde ficarão isolados até resultado de exames da Covid-19

Cobra News (User)

Polícia Civil divulga novas datas para provas do concurso público

Londrina: Defesa Social busca incrementar a segurança de áreas de lazer

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais