Caminhoneiros brasileiros que estavam presos há mais de uma semana na fronteira entre Chile e Argentina devido a uma intensa nevasca foram liberados para seguir viagem na manhã deste sábado (5). Assista no vídeo acima.
A passagem pela Rota CH-27, que liga São Pedro do Atacama, no Chile, a Paso de Jama, na Argentina, foi autorizada das 6h às 11h para o fluxo em direção ao território argentino.
“Ficamos cerca de oito a nove dias lá embaixo, em São Pedro do Atacama. Ontem à noite saiu a nota avisando que abriria a rota. A estrada ainda tem muita neve em alguns trechos, estamos fazendo desvios. Tem caminhão enterrado na neve, literalmente. Mas já estamos do lado argentino e seguimos rumo de casa. Graças a Deus, deu tudo certo”, relatou o caminhoneiro Gilberto Gouvea, de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná.
Desde sexta-feira (27), dezenas de motoristas, incluindo vários paranaenses, ficaram presos no trecho devido ao bloqueio da Rota CH-27, provocado por uma forte nevasca que cobriu parte da estrada e dificultou o tráfego.
Durante os dias de isolamento, os caminhoneiros enfrentaram temperaturas negativas, falta de estrutura e dificuldades para manter os caminhões em funcionamento.
O grupo recebeu apoio das prefeituras locais, com o fornecimento de água, mantimentos, banheiros químicos e, em alguns pontos, acesso a banho quente.
Com informações:G1/Foto: Gilberto Gouvea
MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1