A Câmara de Vereadores de Apucarana, no norte do Paraná, descartou a cassação do mandato do vereador Antônio Garcia (União Brasil), que disse que “no Nordeste o pessoal não gosta muito de trabalhar”. A fala foi dita durante uma sessão, em agosto deste ano. Relembre no vídeo acima.
A decisão foi tomada em votação realizada na noite de segunda-feira (16), a partir de relatório proposto por comissão instaurada para investigar o caso. Em plenário, foram seis votos favoráveis e dois contrários
A mesma votação definiu que o vereador seja penalizado com o que a comissão chamou de “medida disciplinar de censura”, para impedir que Antônio Garcia faça comentários preconceituosos em sessões legislativas, sob risco de ser cassado.
Antônio Garcia era investigado por xenofobia. A fala dele foi feita durante a votação de um projeto de incentivo ao turismo na região do município. Durante o discurso, Garcia disse:
“Vou votar favorável. Parabenizo o vereador Molina (autor) pelo projeto. Dizer que, um projeto tão importante, o pessoal sai daqui e vai para o Nordeste. No Nordeste o pessoal não gosta muito de trabalhar, uma parte lá, não todos. Não vamos abranger todos não. Mas daí tem o turismo do Nordeste, as águas do Nordeste. E agora vai acontecer o contrário, vão vir pro turismo de Apucarana”.
O vereador e a Câmara Municipal de Apucarana foram procurados para comentarem o caso, mas não teve retorno até a publicação desta reportagem.
Com informações:G1/PR
MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1