O Portal do Norte do Paraná
Brasil

Brasil terá disque-denúncia e sistema para monitorar ocorrências de violência escolar

O presidente Lula (PT) sancionou uma lei que cria um sistema nacional para monitoramento de violência escolar, além da implantação de um disque-denúncia para ocorrências do tipo. O texto foi publicado em edição do Diário Oficial da União desta quinta-feira (3).

A lei é de autoria do ex-deputado federal Paulo Bengston (PTB) e foi aprovada pelo Senado em julho.

Em tese, o Sistema Nacional de Acompanhamento e Combate à Violência nas Escolas (SNAVE) será responsável por mapear ocorrências de violência escolar e prestar apoio a instituições de ensino consideradas violentas.

Caberá também ao serviço criar programas educacionais para a formação da cultura da paz. Outra função do SNAVE será de prestar apoio psicossocial às vítimas de violência escolar.

A lei estabelece que o governo crie um disque-denúncia para que as pessoas possam relatar casos de violência ou situações de risco. As ligações serão gratuitas e funcionarão em todo o país.

Além disso, o sistema também receberá informações por outros meios, como pela internet.

Combate

Nos últimos meses, o governo tem criado ações para tentar impedir o avanço da violência escolar. Medidas passaram a ser adotadas principalmente após os ataques em escolas de São Paulo (SP) e Blumenau (SC).

Em julho, o governo anunciou o repasse de R$ 170 milhões para o programa Escola Segura. O projeto foi criado em abril com o objetivo de reforçar a segurança em centros de ensino, com ações como:

  • patrulhas escolares;
  • cursos de capacitação para profissionais da área de segurança;
  • cursos que contemplem o acolhimento, escuta ativa e encaminhamento para a rede de proteção às crianças e adolescentes;
  • pesquisas e diagnósticos;
  • fortalecimento da investigação e monitoramento cibernéticos.

Com informações:G1

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Saúde recomenda isolamento domiciliar para quem chega de viagens internacionais e de outros estados

PIX completa 1 ano com novas medidas de segurança

Bandeira segue verde e tarifa de energia não terá cobrança extra em março

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais