O Portal do Norte do Paraná
Brasil

Brasil fecha fronteiras com países da América do Sul

O governo do Brasil anunciou o fechamento das fronteiras terrestres com todos os países vizinhos da América do Sul. A medida foi publicada em uma portaria nesta quinta-feira (19). O fechamento se aplica a rodovias e outros meios terrestres.

Segundo a presidência, a determinação vale para estrangeiros que estejam nesses países e queiram entrar no Brasil. Cidadãos brasileiros que estiverem nesses locais podem entrar no Brasil. o fechamento durará 15 dias a partir desta quinta-feira.

A restrição é imposta após o governo analisar recomendação técnica e fundamentada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A justificativa é motivos sanitários relacionados aos riscos de contaminação e disseminação do coronavírus.

Cargas poderão continuar entrando no país, assim como agentes de ações humanitárias.

Conforme a portaria, o estrangeiro que descumprir a proibição de entrada no país, será deportado imediatamente e não poderá fazer pedido de refúgio.

A medida vale para a entrada de estrangeiros provenientes dos seguintes países vizinhos:

  • Argentina
  • Bolívia
  • Colômbia
  • Guiana
  • Guiana Francesa
  • Paraguai
  • Peru

O Brasil não faz fronteira com Chile e Equador, por isso esses países não estão na lista. No caso da Venezuela, o Brasil já tinha determinado o fechamento da fronteira.

A portaria estabelece que vai ser editada uma medida específica para determinar regras sobre as fronteiras terrestres do Brasil com o Uruguai.

O Ministério da Justiça informou que o fechamento da fronteira com Uruguai está sendo negociado pelos governos dos dois países.

EXCEÇÕES

O governo vai permitir que além de brasileiros natos ou naturalizados, também estão liberados para entrar no país:

  • Imigrantes com autorização prévia de residência definitiva;
  • Profissionais estrangeiros em missão a serviço de organismo internacional, desde que devidamente identificado;
  • Funcionário estrangeiro acreditado junto ao governo brasileiro;
  • O tráfego de residentes nas cidades gêmeas com linha de fronteira exclusivamente terrestre (cidades que ocupam território dos dois países), também não sofrerá restrições.

Fonte:G1

Essas e outras informações na nossa programação Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Mega-Sena, concurso 2.493: ninguém acerta as seis dezenas e prêmio vai a R$ 80 milhões, apostas de Cambé e Londrina cravam a quina

Brasil fechará fronteiras aéreas para seis países da África a partir de segunda, diz Casa Civil

Família de Gugu Liberato decide doar todos os órgãos do apresentador

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais