O Portal do Norte do Paraná
Brasil

Bolsonaro edita decreto que obriga postos a informarem composição do preço do combustível na bomba

O Diário Oficial da União (DOU), desta terça-feira, 23, traz um de decreto do pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que obriga postos de combustíveis em todo o país a informar a composição do valor cobrado na bomba em painel em local visível.  A nova normativa deverá entrar em vigor em 30 dias.

O painel deverá deixar claro para o consumidor o valor médio regional do combustível no produtor ou no importador; o preço de referência usado para a cobrança do ICMS, que é cobrado pelos estados, e o valor do imposto e valor do PIS/Cofins e da Cide, ambos cobrados pela União.

O decreto determina ainda que os postos que praticam tarifa promocional vinculada a programas de fidelização deverão informar aos consumidores o preço promocional, o preço real e valor do desconto. A Secretaria-Geral da Presidência da República informou que “a medida prevê mais clareza dos elementos que resultam no preço final e dará noção sobre o real motivo na variação de preços” e “fortalece um dos pilares da defesa do consumidor, que é o direito à informação”.

Interferência na Petrobras

O decreto foi publicado na esteira da decisão do presidente de trocar o comando da Petrobras após criticar o preço dos combustíveis. Bolsonaro indicou um militar, o general Joaquim Silva e Luna, para ocupar o posto de Roberto Castello Branco. O nome precisa ser aprovado pelo conselho de administração da estatal, que tem uma reunião marcada para esta terça (23).

Bolsonaro nega interferência na Petrobras, mas a ação provocou instabilidade no mercado e o derretimento das ações da empresa que, desde o fechamento desde sexta-feira (19), perdeu R$ 100 bilhões em valor de mercado, quase R$ 75 bilhões na segunda (22).

Com informações:Bem Paraná

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Brasil tem 46 mortes e 2.201 casos confirmados de Covid-19

Cobra News (User)

Mourão diz que objetivo do decreto sobre posse de armas não é reduzir violência

Em caso raro, jovem goiana tem gêmeos de pais diferentes

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais