O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Boletim da dengue aponta 1.324 notificações e 37 casos confirmados em Londrina

A Secretaria Municipal de Saúde (SME) divulgou, nesta quinta-feira (5), o boletim epidemiológico atualizado com informações sobre a dengue em Londrina. Desde a primeira semana de janeiro de 2026, a cidade acumula 1.324 notificações por suspeita de dengue, das quais 657 já foram descartadas e 630 estão com análise em andamento. Com taxa de positividade em 2,8% dentre o total de notificações, foram confirmados 37 casos de dengue.

Não houve casos de óbitos provocados por dengue, até o momento. Quanto à chikungunya, que assim como a dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, foi registrada uma notificação, que segue em andamento, sem casos confirmados ou descartados.

De acordo com o gerente de Vigilância Ambiental da SMS, Nino Ribas, a taxa de positividade segue baixa no município, porém os cuidados para prevenção devem ser contínuos. “Reforçamos para que a população elimine diariamente possíveis criadouros do Aedes aegypti, realizando o descarte correto de recipientes que possam acumular água, como pneus, garrafas, latas, baldes, pratos de plantas e demais objetos expostos”, citou.

Ação na zona oeste – Para conter a proliferação do mosquito transmissor e, consequentemente, evitar novos casos de dengue, a Prefeitura de Londrina realiza, nesta sexta-feira (6) e sábado (7), novo Dia D de Combate à Dengue. As equipes da Coordenação de Endemias estarão na região oeste da cidade, mais exatamente em trechos da Vila Industrial e do Jardim Pinheiros, áreas em que foi identificado um aumento das notificações.

Os agentes da SMS devem percorrer, na Vila Industrial, trechos das ruas Albert Einstein, Johann Gutemberg, Alessandro Volta e Blaise Pascal. No Jardim Pinheiros, a vistoria abrange os quarteirões entre as ruas João Borges e Denis Papin (ruas Waldomiro Fernandes, Sebastião de Castro, Graciano Benini, Diorge Palomares Rufino, Antônio Faria Filho, Jácomo Picinin, Edson Sales Dutra, Lauro Alves do Nascimento, Fábio Paludeto, José Vizentin e Emílio Vizentin), e as quadras entre as ruas Ana Porcina de Almeida e João Sanches Castro (ruas Francisco Alves Sobrinho, Emílio Vizentin, João Vicente Martins e Acilino Augusto do Nascimento).

Na sexta-feira (6), os agentes iniciam a visita aos domicílios às 8h, com entrega dos sacos para armazenar os itens que podem acumular água e serão descartados pelos moradores. A comunidade também será orientada sobre os cuidados de prevenção à dengue, sintomas e sinais de alerta.

Finalizando a ação, no sábado (7) os caminhões da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA) e da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) irão até essas mesmas ruas e quadras para recolher os materiais descartados. Em caso de chuva, a programação do Dia D poderá sofrer alterações.

“Além do Dia D, que temos executado semanalmente, os agentes prosseguem com as atividades de rotina, como vistorias de imóveis e limpeza de terrenos baldios, aplicação de inseticidas com UBV pesado e costal, monitoramento com armadilhas ovitrampas, assim como a inspeção de imóveis fechados e de difícil acesso, entre outras”, elencou Ribas.

Foto: Vivian Honorato / Arquivo N.Com

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Prefeitura de Londrina elabora política pública para proteger animais de tração e apoiar carroceiros

Conta de luz deixa de ficar mais barata no Paraná após Aneel atender pedido da Copel

Cobra News (User)

Com nova lei, escolas em tempo integral podem aderir ao modelo cívico-militar

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais