O Portal do Norte do Paraná
Região

Banco de Leite do HU de Londrina precisa de novas doadoras

A coordenação do Banco de Leite do Hospital Universitário (HU) de Londrina quer aumentar a arrecadação em 2020. A expectativa é arrecadar cerca de 300 litros por mês. Em 2019, a média ficou em 186 litros mensais. No começo do ano, há uma redução natural em virtudes das férias, viagens. Os bancos acabam tendo redução do estoque de leite, o que pode prejudicar os recém-nascidos do HU/UEL e de hospitais da região.

Segundo Letícia Costa, tradicionalmente a baixa arrecadação ocorre nos três primeiros meses do ano. No entanto, em 2019, a redução nos estoques de leite foi registrada de janeiro a junho, chegando a uma queda de 20% naquele período. “Não temos explicação para esse fato que foi registrado, inclusive, em nível nacional”, destaca a coordenadora.

Letícia Costa diz que podem ser doadoras todas as mulheres que sejam saudáveis, que estejam amamentando seus filhos exclusivamente com leite materno e que possuam volume de leite para além da necessidade do seu próprio bebê. “Basta entrar em contato com o Banco de via telefone. Será agendada uma visita na casa da mãe que tem interesse em doar.” Em 2019, foram realizadas 2.511 visitas domiciliares, um aumento de 14% em comparação a 2018.

Conforme ela, é preenchido um cadastro, feita uma anamnese, confirmados os exames sorológicos do pré-natal sem alteração. “São realizadas todas as orientações quanto à retirada e o armazenamento de leite. A doadora recebe um kit com máscara, gorro, etiquetas de identificação e frascos estéreis para armazenamento do leite”, destaca Letícia Costa.

Doações em 2019

No ano passado, 4.475 recém-nascidos foram atendidos pelo banco de leite do HU. A maioria dos recém-nascidos que recebe o leite é prematura. Por isso, a importância do leite humano para o seu desenvolvimento. Em 2019 foram 1.649 doadoras, com 2.234 doações.

Em Londrina, o Banco de Leite do HU/UEL processa o leite coletado nos postos dos hospitais Evangélico, Infantil (grupo Santa Casa), Maternidade Municipal Lucilla Ballalai e do Coração (unidade Bela Suíça). Depois da pasteurização, o leite é encaminhado a esses hospitais que administram aos recém-nascidos. Na região, são atendidos os municípios de Cambé, Rolândia e Cornélio Procópio.

Orientação

Letícia Costa explica que o Banco de Leite também realiza outro importante serviço no apoio e na promoção ao aleitamento materno, com mulheres que têm dificuldades no manejo do aleitamento materno, como ordenha, lesões nos mamilos, mastite, ductos obstruídos. “O objetivo é fazer com que essa mulher vença as dificuldades e que seja um ato tranquilo entre ela e seu bebê”, diz a enfermeira.

A mulher para receber esse atendimento precisa ir ao Banco de Leite Humano. Conforme Letícia Costa, quando a equipe ajuda a mulher a resolver esses problemas, ela acaba se tornando doadora. “Ela consegue amamentar e quando percebe o excedente, acaba doando o leite.” Nesse serviço, em 2019, foram atendidas 1.549 mulheres, um aumento de 10% em relação a 2018.

Serviço

Banco de Leite Humano – Avenida Robert Koch, nº 60.

Telefone: (43) 3371-2390.

Postos de coleta

Londrina

Maternidade Municipal Lucilla Ballalai: (43) 3372-9857.

Hospital Evangélico de Londrina: (43) 3378-1235.

Hospital do Coração / Bela Suíça: (43) 3305-8230.

Cambé

Unidade de Lactação de Cambé (UNILAC): (43) 3174-0235.

Rolândia

Unicoamor: (43) 3906-1142.

Cornélio Procópio

Casa de Misericórdia: (43) 3520-1600.

Informações e foto: Agência UEL

Mais notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Mãe chama a PM após encontrar filho morto dentro de casa em Apucarana

Londrina bate novo recorde e é a cidade que mais gerou empregos no Paraná

Jovem de 22 anos morre em UPA de Londrina

Cobra News (User)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais