O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Aumento da presença de Influenza nos exames do Lacen reforça importância da vacina

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) alerta para o avanço da presença do vírus Influenza nas amostras analisadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen/PR). De acordo com os exames processados entre o início de janeiro e 23 de maio, o vírus Influenza A passou a representar 30,5% das amostras positivas na última semana, um grande salto se comparado aos 0,5% registrados em janeiro. Com isso, a Influenza A superou o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), cuja presença caiu de 27% para 22%.

As coletas são realizadas em hospitais e serviços de saúde, além das unidades sentinelas, distribuídas em todas as regiões do Paraná, que enviam amostras aleatórias de pacientes com sintomas respiratórios ao Lacen.

Atualmente, Influenza e Vírus Sincicial Respiratório somam mais da metade dos resultados positivos analisados. Se a tendência de crescimento se mantiver, maio poderá registrar o maior número de amostras positivas para o vírus Influenza desde janeiro de 2023, quando foi decretado oficialmente o fim da pandemia de Covid-19.

Os dados mais recentes de monitoramento dos vírus respiratórios também mostram que, em 2025, o Paraná confirmou 611 casos e 56 mortes por Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) associadas à Influenza. No acumulado do ano, o Estado soma 9.255 casos e 436 mortes por SRAG hospitalizadas.

Diante desse cenário, o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, reforça a importância da vacinação. “O crescimento da Influenza nas amostras analisadas acende mais um sinal de alerta. É fundamental que os grupos prioritários procurem os postos de saúde para se imunizar”, destacou.

VACINAÇÃO – Até o momento, os idosos lideram a cobertura vacinal, com 848.966 doses aplicadas, o equivalente a 42,2% da população-alvo. Em seguida aparecem as crianças, com 231.346 doses (28,85%), e as gestantes, com 28.919 doses (27,56%). O Paraná já recebeu 4 milhões de doses da vacina contra a gripe. As doses estão disponíveis para a população em geral nas unidades de saúde.

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO FM 107.1

Postagens relacionadas

Inscrições para concurso da PM e Bombeiros vão até o dia 13 de maio

Jovem é atacada com ácido enquanto voltava da academia e fica em estado grave

Cobra News (User)

Saúde faz recomendações sobre o consumo de pescados na Semana Santa

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais