O Portal do Norte do Paraná
Brasil

Apps de transporte vão ter que esclarecer sobre atendimento a idosos

A Senacon, Secretaria Nacional do Consumidor, vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, notificou as plataformas de transporte de passageiros Uber, 99, InDrive e Lady Driver para prestarem esclarecimentos sobre o atendimento a idosos e pessoas com deficiência. 

A medida busca apurar falhas no atendimento das plataformas, como cancelamentos de viagens por conta da idade avançada do passageiro ou pelo uso de equipamentos como cadeira de rodas, bengalas, muletas e cães-guia.

A Senacon segue recomendação feita pelo Ministério Público Federal para garantir a acessibilidade nos serviços de transporte por aplicativo a esses públicos. O órgão já apurava casos em que motoristas recusaram corridas de pessoas com deficiência visual acompanhadas de cão-guia.

Empresas notificadas

As empresas já foram notificadas a fornecer dados sobre a demanda desses consumidores, além de esclarecer a respeito de quais medidas serão adotadas em caso de recusa de transporte, e como é feito o acompanhamento do número de reclamações registradas e eventuais ações judiciais relacionadas à discriminação, capacitismo e etarismo. Também deverão informar sobre modalidades e categorias disponíveis no Brasil, os critérios de treinamento de motoristas e se possuem estrutura para atender passageiros que usam equipamentos de assistência.

As plataformas devem encaminhar as informações solicitadas no prazo de 10 dias corridos, a partir do recebimento das notificações. Segundo a Senacon, será avaliada a necessidade de medidas regulatórias para o setor.

Adaptações

A recomendação do Ministério Público Federal é de que sejam feitas adaptações físicas nos carros e capacitação dos motoristas. Se as plataformas não acatarem os pedidos, ficam sujeitas a medidas judiciais como ajuizamento de ação civil pública.

Outro lado

Em nota, a Lady Driver respondeu que já oferece um serviço especial para pessoas idosas e que vai avaliar as possíveis melhorias em seus protocolos de atendimento, capacitação das motoristas e adequação dos veículos.

A Uber disse que disponibiliza materiais educativos para motoristas parceiros sobre acessibilidade e respeito e que possui uma ferramenta de autoidentificação para usuários com cão-guia, e que os motoristas que tentam cancelar a viagem são informados das obrigações legais.

A 99 informou que não permite cancelamento de corridas por motivos relacionados a capacitismo ou qualquer forma de discriminação, e que problemas durante viagens devem ser reportados ao aplicativo para que as medidas cabíveis sejam tomadas.

Também foi solicitado o posicionamento da empresa InDrive mas, até o fechamento desta reportagem, não houve retorno.

Via:Agência Brasil/Foto:Rafa Neddermeyer

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

 

Postagens relacionadas

STF decide que porte de maconha para uso não é crime

Cobra News (User)

Mega-Sena, concurso 2.876: prêmio acumula e vai a R$ 110 milhões

Teste que identifica metanol em bebidas está pronto para lançamento

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais