O Portal do Norte do Paraná
Brasil

Aneel mantém bandeira verde em fevereiro; conta de luz segue sem sobretaxa

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira, 26, que vai manter a bandeira tarifária verde acionada em fevereiro. Com a decisão, as contas de luz seguem sem cobrança adicional no próximo mês.

A bandeira verde está em vigor desde abril de 2022 devido às condições favoráveis de geração de energia no País. Com os reservatórios das usinas hidrelétricas cheios, por causa das chuvas, não é necessário acionar fontes mais caras, como as termelétricas.

Em nota, o diretor-geral da agência, Sandoval Feitosa, destacou o cenário positivo para a geração de energia no País.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 para indicar os custos da geração de energia no País aos consumidores e atenuar os impactos nos orçamentos das distribuidoras de energia.

Antes, o custo da energia em momentos de mais dificuldades para geração era repassado às tarifas apenas no reajuste anual de cada empresa, com incidência de juros. No modelo atual, os recursos são cobrados e transferidos às distribuidoras mensalmente por meio da “conta Bandeiras”.

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Ministério da Saúde confirma caso da nova variante do coronavírus no Brasil

Cobra News (User)

Procon multa Gol Linhas Aéreas em mais de R$ 187 mil por servir alimentação estragada a passageira após problemas com voo

Apresentador Rodrigo Rodrigues morre por complicações da Covid

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais