O Portal do Norte do Paraná
Brasil

Anatel inicia bloqueio de celulares irregulares em 15 estados

Aparelhos sem certificação trazem risco à segurança do usuário.

 

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realizou ontem (24), em 15 estados, o bloqueio de telefones celulares sem certificação. Vão deixar de funcionar os aparelhos que não têm o selo de certificação da agência, que garante a compatibilidade com as redes de telefonia no Brasil.

Foram bloqueados aparelhos irregulares em São Paulo e Minas Gerias, nos nove estados do Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe); e em quatro estados da Região Norte (Amapá, Amazonas, Pará e Roraima).

O bloqueio nesses estados é a última fase do cronograma do Projeto Celular Legal, iniciado em setembro. A Anatel enviou 531 mil mensagens de aviso de desligamento a celulares irregulares.

Foram bloqueados mais de 244 mil celulares em todo o país. O estado com mais celulares desligados é Goiás: 85,9 mil, conforme planilha da Anatel. O selo da Anatel é colado atrás da bateria do aparelho ou no manual do telefone. Segundo a agência, “o celular sem certificação não passou pelos testes necessários” e “pode aquecer, dar choques elétricos, emitir radiação, explodir e causar incêndio”.

Além da segurança dos usuários, a Anatel assinala que o bloqueio reduz o número de roubos e furtos de celulares, combatendo a falsificação e clonagem de IMEIs (número de identificação do aparelho), que é único e global.

Via Agência Brasil

Foto ilustrativa/Pixabay

 

Mais detalhes na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Bolsonaro receberá alta à tarde e retorna a Brasília ainda hoje

Tragédia em Suzano reacendeu discussão sobre o desarmamento no Brasil

Brasil: Lula se refere a Bolsonaro como miliciano, pede perícia no caso Marielle e diz estar de volta para lutar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais