O Portal do Norte do Paraná
Região

Amepar busca melhorias para municípios por meio de convênios

A reunião da Amepar (Associação dos Municípios do Médio Paranapanema) realizada ontem (11) suscitou a importância de firmar convênios com instituições e órgãos governamentais para assegurar melhorias aos municípios. “Eu acredito que essa aproximação da Amepar e fortalecimento das associações são a saída para os municípios, porque através do consórcio você barateia o custo público”, ressalta o prefeito de Arapongas e presidente da Amepar, Sérgio Onofre.

Além dos 22 prefeitos integrantes da Amepar, a reunião também foi acompanhada pelo governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), deputados estaduais da região – entre eles o deputado estadual Cobra Repórter (PSD), a deputada federal Luiza Canziani (PTB) e o chefe da Casa Civil, Guto Silva.

O governador Ratinho Júnior falou sobre a nova forma de governar, com mais austeridade na máquina pública e destacou a importância da formação de consórcios municipais, que é uma forma de otimizar os serviços. Segundo ele, eles podem ser formados não somente da área da saúde, segurança, mas na área de obras, maquinário, tecnologia.

Para o deputado estadual Cobra Repórter, a reunião foi bastante positiva. “Muitos dos assuntos tratados pelos prefeitos da Amepar, nós já havíamos abordado com o governador. Ele tem se preparado para atender os municípios e as regiões, tanto é que deve lançar em breve um pacote de obras para cá. Em relação aos demais temas, vamos continuar trabalhando para que as demandas dos municípios sejam atendidas e a população tenha melhor qualidade de vida”, reforçou o deputado.

João de Freitas em Rolândia

Sérgio Onofre também relata a importância da construção em Rolândia do Hospital Norte Paranaense (HONPAR), o antigo João de Freitas, para a região norte do Paraná. Segundo ele, a construção da instituição hospitalar em Rolândia vai distribuir os atendimentos que hoje são feitos pelo Consórcio Intermunicipal do Médio Paranapanema (Cismepar) em Londrina, tornando o atendimento melhor. Além disso, os pacientes não precisarão pagar pedágio para ir até a unidade de Arapongas.

Segurança

O prefeito de Arapongas destacou o projeto de segurança para os 22 municípios que está sendo elaborado por meio de convênio com o Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública e Cidadania (CISMEL).

Outro ponto priorizado por Sérgio Onofre no campo da segurança é a iluminação pública. “Iluminação traz segurança, o que evita acidentes e salva vidas. Não tem dinheiro que pague”, afirma. Segundo o presidente da Amepar, os órgãos governamentais tem que colaborar para que os convênios sejam estabelecidos.

Torneio Primeiro de Maio

O prefeito de Arapongas relatou que a prefeitura já planeja o Torneio Primeiro de Maio. “Voltou a ser o maior torneio amador do país. Ano passado tivemos 186 equipes. Esse ano estamos aguardando daí pra mais. É uma grande Festa do Trabalhador. É o Dia do Trabalhador e nós queremos fazer uma grande festa em Arapongas”.

 

Mais informações programação da Rádio Cultura AM 930

 

Postagens relacionadas

Homem é ejetado do carro em acidente na PR- 445

Rolândia realiza leilão de bens inservíveis no dia 7 de dezembro

Cobra News (User)

Quatro novos radares serão instalados em Londrina

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais