O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Alertas da Defesa Civil chegam a 436.568 celulares no Paraná

Mais de 6,1 milhões de usuários de todo o Brasil já cadastraram seus CEPs para receber mensagens de texto da Defesa Civil Nacional. O Paraná, com 436.568 cadastros, é o quinto estado com maior número de cadastramentos, atrás de São Paulo (2.231.025), Rio de Janeiro (1.064.039), Minas Gerais (581.399) e Rio Grande do Sul (508.365). O serviço, gratuito, informa previamente sobre a ocorrência de chuvas intensas, vendavais, deslizamentos e outros fenômenos naturais com potencial de riscos à população.

A importância dos alertas também levou a Sedec (Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil), do MDR (Ministério do Desenvolvimento Regional), a buscar outras formas para fazer com que as mensagens cheguem à população. Está em testes o envio desse conteúdo via TV por Assinatura e sem a necessidade da realização de cadastro. A expectativa é que a novidade seja implementada ainda neste semestre. O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, destaca que as iniciativas podem ajudar a poupar vidas e a diminuir os impactos dos desastres. “A tecnologia nos possibilita o envio de alertas e, a partir deles, os brasileiros podem ser informados e se prevenirem com antecedência”, explicou.

Sempre que são identificadas situações de riscos que possam acarretar desastres naturais, uma mensagem de SMS é enviada aos números cadastrados. Os alertas são gerados pelo Cenad (Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres), do MDR, resultado de um trabalho em conjunto com os órgãos de Defesa Civil de estados e municípios. Desde o lançamento do serviço, em fevereiro de 2017, cerca de 11 mil alertas já foram encaminhados a todas as regiões do Brasil.

O serviço é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, em parceria com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Como utilizar

Qualquer cidadão pode receber informações sobre localidades em todo o Brasil. Para se cadastrar, basta enviar um SMS com o CEP de interesse para o número 40199. De imediato, a seguinte mensagem confirmará o êxito da operação: “Cadastro realizado com sucesso. O celular está apto a receber alertas e recomendações de defesa civil. Para cancelar, envie SAIR e o CEP para 40199”. É permitido cadastrar mais de um CEP. E se o usuário quiser saber quais CEPs estão cadastrados naquele celular, basta enviar a palavra CONSULTA para o mesmo número.

Informações: Bonde News

Foto: Divulgação

 

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Com estiagem, previsão de safra da Agricultura aponta redução de 39% no potencial da soja

Procon Paraná alerta sobre aumento nos preços da cesta básica

Lava Jato pede condenação de 10 réus em processo sobre obras de duplicação da PR-323

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais