O Portal do Norte do Paraná
Brasil

Acaba exigência de reavaliação pericial a aposentados por HIV/AIDS

Pessoas com HIV/AIDS aposentadas por invalidez estão dispensadas de reavaliação pericial. A regra está prevista na Lei 13.847 e foi publicada no dia 21 de junho no Diário Oficial da União.

A norma foi promulgada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, depois que o Congresso rejeitou, no dia 11 de junho de 2019, o veto total (VET 11/2019) ao Projeto de Lei do Senado (PLS) 188/2017, aprovado em abril.

O texto foi proposto pela Articulação Nacional de Saúde e Direitos Humanos, uma entidade que luta por direitos das pessoas que vivem com HIV/AIDS. Apresentado pelo senador Paulo Paim (PT-RS), o projeto foi aprovado na forma de um substitutivo do senador Romário (Podemos-RJ).

O argumento da proposta é que a pessoa aposentada por invalidez já passou por diversos períodos de auxílio-doença, o que atesta a degradação de sua saúde e a irreversibilidade da condição.

Fonte: Agência Senado

Foto: Pedro França/Agência Senado

Outras notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Após 8 dias em queda, curva de mortes por Covid no Brasil volta a indicar estabilidade

Três em cada quatro profissionais querem mudar de emprego em 2023

Propaganda eleitoral começa nesta terça-feira. Veja o que pode e o que não pode

Cobra News (User)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais