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Aplicativo vai facilitar a contratação de serviços autônomos no Paraná

Segundo o presidente da Celepar, Allan Costa, o aplicativo é mais uma iniciativa de utilizar a inteligência associada a tecnologia para melhorar a vida do cidadão.

 

A partir desta segunda-feira (18) encontrar uma diarista, um encanador, pintor, garçom ou cozinheiro ficará mais fácil no Paraná. Isso porque o aplicativo Paraná Serviços facilitará a intermediação entre o contratante e o prestador autônomo de serviços dentro do estado. Trata-se de uma solução inovadora do Governo do Paraná criada pela Secretaria de Justiça, Família e Trabalho por meio da Assessoria de Gestão Inteligente e Inovação e do Departamento do Trabalho.

Expectativa de aumentar a empregabilidade no estado

Desenvolvido pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), o aplicativo, que está disponível para os sistemas Android e iOS, vai facilitar a vida do cidadão que pretende contratar um serviço autônomo, mas também aumentar a empregabilidade no estado e tirar os trabalhadores da informalidade.

Além de cadastrar os profissionais no sistema para que sejam encontrados e contratados diretamente pelos usuários, o Departamento do Trabalho vai fornecer a capacitação profissional e a orientação necessária para que cada um torne-se um microempreendedor individual (MEI). “Há diversos profissionais autônomos que procuram no mercado informal uma oportunidade emprego e renda. Sendo MEI, terão uma série de benefícios, como cobertura do INSS, e transmitirão mais segurança ao contratante que está procurando por um serviço. Além disso, gerarão mais riqueza para o próprio estado”, diz o secretário Ney Leprevost. “Por outro lado, a inovação do aplicativo fará com que os cidadãos paranaenses possam encontrar um profissional rapidamente, seja pedreiro, encanador, diarista ou garçom, facilitando o cotidiano das pessoas”, completa.

Dessa forma, a plataforma também será uma grande aliada no combate ao desemprego e informalidade no Paraná.

Para o desenvolvimento do aplicativo foram utilizadas metodologias consagradas no mercado, como o Design Thinking, que visa produzir uma ferramenta que atenda à necessidade do usuário, promovendo a facilidade de uso e objetividade para o resultado.

Segundo o presidente da Celepar, Allan Costa, o aplicativo é mais uma iniciativa de utilizar a inteligência associada a tecnologia para melhorar a vida do cidadão. “Com isso, o trabalhador autônomo de carreira passa a ganhar mais uma alternativa na busca pelo emprego pelo aplicativo sem sair de casa, economizando tempo. O aplicativo contém informações e um programa de ações para contribuir também no atendimento aos trabalhadores autônomos em potencial”.

Uma pesquisa realizada pela Celepar, em 2017, indica que 35% das pessoas que buscam emprego nas Agências do Trabalhador têm potencial para exercer uma atividade profissional autônoma.

Veja o passo a passo para usar o aplicativo como contratante

1 – O contratante deve pesquisar pelo serviço ou profissional de que necessita – basta ele informar as características do serviço e as opções de trabalhadores serão exibidas para a contratação.

2 – A escolha do profissional é da preferência do contratante e podem ser avaliadas as qualidades e habilidades do prestador de serviços.

3 – Ao final, deve confirmar o pedido ao trabalhador para facilitar o orçamento.

4 – O app também permite a troca de mensagens entre contratante e contratado.

5 – Escolhido o profissional de sua preferência, marcar a data de realização do serviço.

Veja como usar o aplicativo como contratado

1 – O contratante irá reservar o dia em que deseja o serviço na tua agenda. Então o contratado receberá um aviso e deverá confirmar ou rejeitar o agendamento.

2 – A principal seção do aplicativo é a dos agendamentos. Nela o contratado tem acesso a todos os seus compromissos: pendentes, confirmados e finalizados.

3 – Antes de reservar um dia na sua agenda, provavelmente o contratante irá enviar uma mensagem com a cópia do pedido para que você passe um orçamento. Fique atento (a).

4 – Todas as seções e configurações do seu aplicativo estão reunidas no menu.

5 – Outra seção de destaques. Se você é uma confeiteira, pedreiro ou marceneiro, por exemplo, adicione fotos dos seus melhores trabalhos.

6 – O valor cobrado pelo serviço realizado, você recebe direto pelo contratante.

Fonte: RIC Mais

Foto: Pixabay

 

Essa e outras informações na programação da Rádio Cultura AM 930

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