O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Prefeitura de Arapongas embarga atividade de recria da Granja Faria após novas denúncias de proliferação de moscas

A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente (SEASPMA), em conjunto com a Vigilância Sanitária Municipal, decidiu embargar nesta quinta-feira (05) a atividade de recria de aves da Granja Faria, localizada na Estrada da Colônia Esperança, nas proximidades do distrito de Aricanduva. Nos últimos dias, as famílias que residem no distrito e imediações voltaram a reclamar da proliferação de moscas e de outros transtornos causados pela forma como a granja vem operando.
“O embargo da atividade de recria, juntamente com outras medidas, é a forma que encontramos de mostrar para os responsáveis pela granja que a situação se tornou insustentável. O prefeito Rafael Cita vem acompanhando a situação e concordou com as medidas”, afirma Valdecir Scarcelli, secretário municipal de Meio Ambiente. Na prática, a determinação impede a entrada de novas aves para recomposição dos plantéis, fazendo com que os aviários atualmente ocupados sejam desativados gradualmente, à medida que os lotes existentes encerrarem seus ciclos produtivos.
“Com a redução progressiva do número de aviários em funcionamento e, consequentemente, da quantidade de aves alojadas, espera-se também reduzir o volume de dejetos gerados e os pontos críticos relacionados ao acúmulo de matéria orgânica e à proliferação de larvas de moscas”, acrescenta Scarcelli. Além do embargo da recria, também será lavrado Auto de Infração.
A Prefeitura frisa que a interrupção da continuidade da reposição dos plantéis não dispensa por parte da empresa a adoção de medidas de controle e manejo adequado dos resíduos e dejetos durante todo o período de transição. “Se a direção da granja não solucionar os problemas, a cassação do alvará de funcionamento deverá ser a próxima etapa”, anuncia Scarcelli. Nesta quinta, a SEASPMA oficiou o Instituto Água e Terra (IAT) e o Ministério Público a respeito dos problemas ambientais que estão ocorrendo em Aricanduva e das medidas que estão sendo tomadas. “Queremos que o IAT e o Ministério Público estejam conosco nessa ação até que os problemas estejam solucionados”, frisa Scarcelli.

IRREGULARIDADES
Segundo ele, as equipes municipais vêm realizando vistorias e acompanhamentos periódicos no estabelecimento, durante os quais foram identificadas irregularidades relacionadas ao gerenciamento de resíduos sólidos, especialmente ao manejo, armazenamento e destinação dos dejetos provenientes da criação de aves. Essas condições favorecem a proliferação de moscas domésticas, contribuindo para os incômodos relatados pela população local.
A SEASPMA já adotou diferentes medidas administrativas, incluindo a emissão de diversas notificações e a lavratura de Auto de Infração, com valor superior a R$ 34 mil. Entretanto, mesmo após as orientações e medidas anteriormente aplicadas, novas fiscalizações identificaram a reincidência de situações irregulares, demonstrando a necessidade de adoção de providências mais restritivas.

FISCALIZAÇÃO E CONTROLE
A SEASPMA reforça que o embargo não representa o encerramento das ações de fiscalização e que outras medidas administrativas e ações complementares estão sendo avaliadas e serão adotadas com o objetivo de fortalecer o controle ambiental e sanitário da atividade.
“A Prefeitura reafirma seu compromisso com as empresas interessadas em investir e gerar emprego e renda no município, mas frisa que isso precisa respeitar a proteção ambiental, a saúde pública e a qualidade de vida da população. No caso de Aricanduva, as denúncias recebidas são consideradas no planejamento das ações fiscalizatórias e as providências necessárias continuarão sendo adotadas para enfrentar o problema e reduzir os transtornos causados aos moradores”, assinala Scarcelli.
A Administração Municipal também orienta que a população continue registrando eventuais ocorrências pelos canais oficiais de atendimento, contribuindo para o acompanhamento e a identificação de novas situações que demandem atuação dos órgãos responsáveis.

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Prefeitura de Londrina elabora Política Municipal para População em Situação de Rua

Tutora de pitbulls abandonados é multada em R$ 85 mil em Arapongas

Cobra News (User)

Prefeitura de Londrina abre sede para plantão especial de atendimento no próximo sábado

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais