O Portal do Norte do Paraná
Brasil

Ministério da Saúde vai ofertar 3 mil vagas de residência em 2026

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (3) que vai ofertar 3 mil vagas de residência médica em 2026. A medida garante a formação de 60% dos médicos especialistas, número que representa 35 mil profissionais. O investimento neste ano é de R$ 3 bilhões.

As bolsas financiadas pela pasta serão destinadas a áreas prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS). A ideia é ampliar a oferta e distribuição dos médicos especialistas em todo o território nacional. A iniciativa faz parte do programa Agora Tem Especalistas.

O Ministério da Saúde também informou que será feita uma seleção de 900 médicos especialistas, distribuídos em 16 especialidades, entre elas anestesiologia, cirurgia geral, radiologia e ginecologia. Esses profissionais devem atuar em áreas com alto índice de vulnerabilidade social e com maior demanda.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destaca que ações como essas reforçam a formação profissional de saúde.

“Com essa ação, que não é uma ação isolada, mas combinada com outras ações do Ministério da Saúde para a formação profissional, com outras ações do Ministério da Educação e da Ebserh [Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares] para a formação profissional na área da saúde, nós estamos enfrentando dois grandes desafios no sistema único de saúde do nosso país hoje. O primeiro é a própria formação profissional, em especial os profissionais de ensino superior da saúde, a formação especializada, tanto a especialização, a residência médica, quanto a formação multiprofissional.”

Até o momento, 583 médicos especialistas atuam no programa em todas as regiões, e a maior parte desses profissionais, quase 49%, estão no interior e os outros 34% estão em regiões metropolitanas.

A expectativa do Ministério da Saúde é que o número de especialistas chegue a 1,5 mil.

* Com informações da Agência Brasil e sob supervisão de Bianca Paiva.

Via:Agência Brasil/Foto:

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Saúde discute plano de respostas a mudanças climáticas

Cobra News (User)

Ex-pugilista Maguila morre aos 66 anos de idade

Cobra News (User)

Saúde descredencia mais de 9 mil estabelecimentos do Farmácia Popular

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais