O Portal do Norte do Paraná
Região

Cônsul-geral do Japão visita a Prefeitura de Londrina

Hajime Kimura foi acompanhado por universitários que desenvolvem trabalho voluntário de auxílio a brasileiros que moram no Japão

 

Em visita a Londrina, o cônsul-geral do Japão no Paraná, Hajime Kimura, esteve na sede da Prefeitura Municipal na sexta-feira (22). O vice-prefeito João Mendonça e o assessor para assuntos estratégicos, Luiz Figueira de Mello, fizeram a recepção da comitiva no gabinete do prefeito Marcelo Belinati, que estava em outro compromisso.

Entre os presentes, esteve um grupo de estudantes japoneses da província de Aichi, região que concentra o maior número de residentes brasileiros no Japão. Eles desempenham serviços voluntários auxiliando brasileiros que vão morar no país a se adaptarem à cultura local. Ainda participaram Natsuki Konagaya, do Ministério das Relações Exteriores – Departamento da América Latina, que coordena as atividades destes universitários, e Shiniti Ueta, presidente da Associação de Intercâmbio Internacional de Maringá (AIIM). Por parte da Prefeitura, o assessor de gabinete Gustavo Santos acompanhou a visita.

O cônsul-geral apresentou os estudantes e falou um pouco mais sobre as atividades realizadas por eles. Os alunos dão um importante suporte a brasileiros e filhos de brasileiros que estão no Japão. “A intenção é ajudar os estrangeiros a se adaptarem à língua e sociedade japonesa, principalmente crianças e jovens, funcionando muitas vezes como uma ponte entre famílias e escolas. Isso ajuda na adaptação e também dá mais motivação aos brasileiros residentes na província. Já estive em Londrina antes e é muito interessante a influência da colônia japonesa aqui em vários aspectos, por isso trouxemos os estudantes para conhecer mais sobre o Brasil e essa região”, disse.

João Mendonça deu as boas-vindas à comitiva e destacou a importância que os japoneses tiveram na construção e evolução de Londrina. “Trata-se de um povo que trouxe muito progresso e bons valores para a formação da nossa cultura. Em vários segmentos os traços do Japão deixaram sua marca, e sem dúvidas consideramos os japoneses como irmãos. É uma satisfação poder conviver  com pessoas ligadas a essa nação e temos gratidão pela contribuição prestada à nossa região. Estes estudantes que ajudam os brasileiros no Japão desenvolvem ações muito nobres. Estaremos sempre de portas abertas a todos”, comentou.

Segundo Luiz Figueira, a colônia japonesa é uma das principais influenciadoras da cultura londrinense. Ele falou aos estudantes sobre as cidades do Japão que são coirmãs de Londrina, Nishinomiya e Nago. Também citou espaços públicos do município que levam nomes japoneses, tais quais as praças Tomi Nakagawa e Nishinomiya, e o Parque Ecológico Municipal Dr. Daisaku Ikeda.

“Também temos ruas, empresas e comércios que carregam nomes do Japão, além de eventos bem-sucedidos que valorizam e preservam essa cultura. A UEL é uma das maiores universidades estaduais do Brasil e conta com um núcleo especialmente voltado ao intercâmbio entre estudantes dos dois países, recebendo pessoas do Japão e encaminhando brasileiros para lá”, afirmou.

Informações e fotos: N.com

 

Mais notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Moradores da zona leste de Londrina denunciam focos de dengue

Mais duas mortes por dengue são confirmadas em Londrina; veja números de 2024

Cobra News (User)

Decreto permite que idosos frequentem academias em horários diferenciados em Rolândia

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais