O Portal do Norte do Paraná
Região

Nível da represa Capivara baixou mais uma vez

Moradores e trabalhadores de Primeiro de Maio que dependem da usina de Capivara, localizada no Rio Paranapanema, entre os municípios de Porecatu e Taciba (SP), relataram que o nível da represa baixou mais uma vez.

Região conhecida por atrair turistas, a represa abriga em suas margens cerca de 4 mil chácaras utilizadas para moradia ou veraneio, segundo informações do site Viaje Paraná. A situação prejudica os trabalhadores do local, que dependem da visita de turistas e das atividades de pesca e lazer realizadas no local.

De acordo com informações do site da CTG Brasil, hidrelétrica responsável pela usina de Capivara, a usina é uma das maiores do Brasil e a que tem o maior reservatório ao longo do rio, com 609,73 km² de área e 10,5 bilhões de m³ represados.

Assim como nas hidrelétricas Jurumirim e Chavantes, trata-se de um reservatório de acumulação – grande caixa d’água que recebe e armazena no período chuvoso as águas que, no período seco, deveria garantir a continuidade da geração e os diversos usos pelas comunidades. De acordo com os moradores, a empresa não explica quais os motivos pelos quais o reservatório está tão baixo.

Veja os registros feitos por moradores e donos de chácaras de Primeiro de Maio:

 

 

Mais notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Londrina: Mulher morta em igreja já tinha denunciado ex-marido por violência doméstica

Em Londrina: Pagamento do IPTU em atraso deve ser feito até sexta-feira

Estiagem afeta rios e prejudica captação em oito municípios do vale do Ivaí

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais