O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Entidades sindicais recusam proposta do governo e mantêm greve no Paraná

Em reunião realizada ontem (4), o Comando Estadual de greve do FES (Fórum das Entidades Sindicais do Paraná) decidiu por recusar a proposta de reajuste de 0,5% na data-base dos servidores públicos enviada na última terça-feira pelo governador Ratinho Junior. O órgão considerou como “insuficiente” o aumento a partir de outubro, além de outras três parcelas de 1,5% até 2022.

Em nota divulgada pelas redes sociais, a FES reiterou que “a perda das categorias é de 17,04%, e que o índice reivindicado pelos trabalhadores, nesse momento, é de no mínimo 4,94%, sem condicionantes, para continuar o debate com o governo para os próximos anos”.

De acordo com Marlei Fernandes, presidente do FES, a reunião de mostrou a unificação do discurso dos servidores. “As categorias ficaram ainda mais indignadas diante da proposta e a avaliação foi por unanimidade pelo movimento de greve, que tem aumento em todo estado”, afirmou em entrevista à Banda B.

Apesar da discordância com o governo, Fernandes não descartou continuar negociando com Ratinho Junior e sua equipe econômica. “Estamos com a perspectiva de continuar o debate para atingirmos os 4,94%, que é o mínimo que nós entendemos que seja possível para que recuperemos a inflação dos últimos doze meses”, analisou. “Podemos debater um número inferior a esse, mas o valor de 0,5% é inaceitável, não é digno nem de convocação de assembleia para qualquer avaliação”, acrescentou.

Para os próximos dias, os funcionários públicos prometem outras manifestações no Centro Cívico, em Curitiba. “Temos nesta sexta-feira (5) um Ato da Educação, na Secretaria de Estado. No fim de semana, todos os servidores vão procurar os deputados em suas bases para demonstrar a insatisfação diante do projeto de lei enviado à ALEP” contou a sindicalista.

Para a terça-feira, o FES promete outro ato estadual. “Pretendemos que ele seja maior que o da ultima segunda, para intensificar a abertura de negociação”, finalizou.

Via Banda B

Foto: Antônio Nascimento/Banda B

Acompanhe essa e outras notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Covid-19: 654 mil pessoas não retornaram para receber 2ª dose da vacina no Paraná

Coronavírus: Paraná confirma 1.126.308 casos e registra 27.386 mortos

Com chuvas mais intensas, Saúde alerta para cuidados contra a leptospirose

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais