O Portal do Norte do Paraná
Região

Hospital Veterinário da UEL recruta cães para doação de sangue

Cerca de 50 cães de Londrina e região são doadores regulares de sangue do Projeto VIDA, ligado ao Departamento de Clínicas Veterinárias, do Centro de Ciências Agrárias da UEL (Universidade Estadual de Londrina). O projeto de extensão, criado em 2006, recebe em média 10 doações de sangue por semana. O objetivo é aumentar o número de doadores regulares, totalizando 300 cães.

Segundo a professora Patrícia Mendes Pereira, coordenadora do Projeto, o número, entretanto, não é suficiente para atender o grande volume de cirurgias e transfusões realizadas diariamente pelo Hospital Veterinário.

Para se tornar um doador, o cão precisa ser de grande porte, ter entre 2 e 8 anos, pesar mais de 28 quilos, ser vacinado anualmente, além de ser saudável e manso. A doação pode ser feita a cada três meses.

No caso de fêmeas, o animal não pode estar no cio no momento da doação. São retirados de 400 a 450 ml de sangue e a coleta é realizada no Laboratório de Medicina Transfusional do Hospital Veterinário. O procedimento é realizado na presença do responsável, com o animal deitado sobre uma mesa, sem sedação.

Além de ajudar outros cães, os doadores também recebem benefícios, como exames clínicos e hematológicos a cada doação, vermifugações periódicas e revacinação anual, após quatro doações feitas durante o ano. Mais informações estão no endereço www.uel.br/hv.

Por AEN

Imagem ilustrativa

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Lei do Plano de Arborização Urbana é sancionada em Cambé

Morre nesta manhã a cachorrinha que sofreu marteladas de casal em Cambé

Cobra News (User)

Sem data para votação, Projeto Bolsa Rolândia começa a tramitar na Câmara

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais