O Portal do Norte do Paraná
Paraná

TCE-PR autoriza reajuste da tarifa de água e esgoto em até 8,37%

Assunto foi votado pelo Tribunal nesta semana; Sanepar não informou quando o reajuste entra em vigor.

 

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) determinou que a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está autorizada a reajustar a tarifa de água e esgoto, mas com aumento de até 8,37%.

A autorização para o aumento, dentro do limite, foi definida pelo Tribunal na última quarta-feira (22).

No dia 13 de maio, a Sanepar informou a suspensão do reajuste de 12,13%, que havia sido aprovado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (Agepar), após uma medida cautelar do TCE.

O aumento de 12,13% estava previsto para começar a valer no dia 17 de maio.

A partir da decisão do TCE em estabelecer o limite de 8,37% para o reajuste, a Sanepar disse que empenhará esforços para demonstrar que o percentual de 12,13% “atende aos preceitos estabelecidos na metodologia regulatória e restabelecer o seu direito ao alusivo reajuste”.

A companhia não informou se pretende obedecer ao limite definido pelo TCE e, caso siga a determinação, quando a tarifa de água deve aumentar.

O TCE também determinou que a Sanepar realize uma auditoria no sistema utilizado para aplicar os reajustes, e que a Agepar institua, em até 90 dias, a metodologia que utiliza para avaliação dos aumentos que são propostos pela Sanepar.

3,75% a menos

Na decisão, o TCE estipulou redução de 3,75% no reajuste. O montante é referente aos repasses que são feitos aos Fundos Municipais de Saneamento Básico.

O aumento de 12,13% aprovado pela Agepar, conforme entendimento do Tribunal, considerava os repasses como “não gerenciáveis”, tendo que ser repassados integralmente aos consumidores.

De acordo com a decisão do Tribunal, os conselheiros entenderam que os repasses citados são gerenciáveis e, portanto, podem ser negociados entre a companhia e os municípios.

Com informações do G1 Paraná

Foto ilustrativa

Saiba mais na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

No Paraná, 98 mil ou 30% dos casos de Covid foram registrados nos últimos 41 dias

Governador sanciona lei que implementa opção pela educação domiciliar no Paraná

Parceria da UEL e PM oferece curso de extensão para policiais do 30º Batalhão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais