O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Viva o Centro Julino movimenta a região central neste fim de semana

Este fim de semana promete muita diversão e alegria com o evento gratuito “Viva o Centro Julino”, que será realizado na sexta-feira (11), das 18h às 22h, e no sábado (12), das 10h às 22h. A festa acontecerá na Praça Marechal Floriano Peixoto (Praça da Bandeira), ao lado da Catedral Metropolitana, e é voltada para toda a família. O evento contará com atrações musicais e culturais, atividades infantis e diversas barracas com comidas típicas. Será uma festa para celebrar as tradições julinas e movimentar o coração da cidade.

Foto: Vivian Honorato / arquivo NCom

A iniciativa é da Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), que realizará a campanha Londrina Liquida simultaneamente. Entre os apoiadores, estão os núcleos da Rua Sergipe, Nossa Duque, Guaporé, Calçadão, Novo Centro Londrina, Feira Gastronômica, 2º Arraiá da Concha e Concha Associação dos Amigos e Moradores do Centro Histórico de Londrina. Também colabora a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que levará food trucks e barracas com alimentos e bebidas típicos da festividade.

A Secretaria Municipal de Cultura disponibilizará a estrutura para a realização das atividades, e também levantou possibilidades de programação cultural, dos artistas locais que compõem sua base de dados. A festa contará com a presença de grupos que tocam forró, baião e sertanejo.

Os organizadores também estão preparando um casamento caipira, que está sendo montado pela Escola Municipal de Teatro de Londrina, com formandos da escola e direção de Silvio Ribeiro, além de atividades voltadas ao público infantil. Tudo isso com o intuito de valorizar a cultura popular brasileira e tornar o evento ainda mais inclusivo e interativo.

Entre as atrações musicais previstas, há apresentações das cantoras Julya & Maryana e do cantor Francisco, disponibilizadas pela AgroPlay sem custo. Outras participações previstas são: Orquestra Ouro Verde, Forró Pé de Nuvem, Forró Maestra, Trio Malagueta e Primavera Jataí, com o Circo de Bambu.

Foto: Vivian Honorato / arquivo NCom

Segundo o secretário municipal de Cultura, Marcão Kareca, a participação da Prefeitura nesta iniciativa é muito positiva. “Estamos confiantes de que essa edição temática vai atrair um bom público e oferecer momentos de lazer, cultura e convívio familiar em um ambiente acolhedor e seguro. Queremos que as pessoas se reconectem com o Centro de Londrina, não apenas como um polo comercial, mas também como um espaço de encontro e celebração da nossa identidade cultural”, afirmou.

Kareca informou que resgatar a relação da população com o Centro é um dos eixos estratégicos da atual gestão. “O Centro de Londrina é um espaço histórico, com forte valor simbólico, comercial e cultural. Ao incentivar atividades como o Viva o Centro, buscamos fomentar o comércio local, gerar renda para empreendedores e artistas, além de promover a ocupação saudável e segura do espaço urbano. Os comerciantes abraçaram a proposta com entusiasmo, entendendo o potencial que o evento tem para movimentar as vendas, atrair novos públicos e valorizar o comércio tradicional da região central. Já a população tem demonstrado grande interesse e expectativa, e isso mostra que estamos no caminho certo”, contou.

Foto: Emerson Dias / arquivo NCom

A diretora de Turismo da Codel, Herika Galli, ressaltou que o evento é importante para promover a cultura local e fortalecer o turismo na região central. “O Viva o Centro Julino é mais do que uma celebração tradicional, é uma oportunidade de unir a comunidade, valorizar as manifestações culturais e gerar desenvolvimento econômico para os empreendedores locais. Além disso, ações como esta posicionam Londrina como referência em eventos culturais e turísticos, atraindo um público diversificado e fomentando o setor. O Viva o Centro Julino vem para ser um marco no calendário cultural e turístico da região, proporcionando música, gastronomia, artesanato e muita diversão para todas as idades”, frisou.

Paralelamente ao Viva o Centro Julino, será realizada a campanha Londrina Liquida, de quinta-feira (10) a sábado (12), pela Acil, a fim de movimentar o comércio e os espaços públicos da cidade. “A Londrina Liquida e a festa Viva o Centro Julino se uniram para atrair as famílias com atrações culturais, musicais, gastronômicas e descontos acessíveis. Isso aquece a economia e gera fluxo nas ruas, em um mês sem datas comemorativas relevantes para o comércio e os serviços. Dessa forma, ajudamos a movimentar a cidade, incentivando a ocupação saudável do espaço público, ao mesmo tempo em que também atraímos consumidores para as nossas lojas nas mais diferentes regiões de Londrina. Ganham o consumidor, o lojista e a cidade”, destacou a presidente da Acil, Vera Antunes.

Foto: Vivian Honorato

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Estado destina R$ 50 milhões para fundo de calamidade e amplia apoio a municípios atingidos por temporais

Paraná tem a 5ª maior população em área urbana do Brasil, aponta Censo

Cobra News (User)

Homem é agredido a pauladas próximo a rodoviária de Londrina

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais